Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonato Coelho Mendes, Rodrigo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rafaeli Candido Pedro, Danielli, Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa, Campos de Oliveira, João Lucas, Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004
Resumo: Objetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos.  Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização.
id UNIRIO-2_5bdfdb5dd5ec28f5bacaaf2b0dcc18b2
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/8004
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiroObjetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos.  Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/800410.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1110-11152175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNonato Coelho Mendes, RodrigoRafaeli Candido Pedro, DanielliGutierrez de Carvalho Silva, LarissaCampos de Oliveira, João LucasFernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8004Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
title Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
spellingShingle Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
Nonato Coelho Mendes, Rodrigo
title_short Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
title_full Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
title_fullStr Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
title_full_unstemmed Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
title_sort Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
author Nonato Coelho Mendes, Rodrigo
author_facet Nonato Coelho Mendes, Rodrigo
Rafaeli Candido Pedro, Danielli
Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa
Campos de Oliveira, João Lucas
Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo
author_role author
author2 Rafaeli Candido Pedro, Danielli
Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa
Campos de Oliveira, João Lucas
Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonato Coelho Mendes, Rodrigo
Rafaeli Candido Pedro, Danielli
Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa
Campos de Oliveira, João Lucas
Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo
description Objetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos.  Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1110-1115
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218884415946752