Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004 |
Resumo: | Objetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos. Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização. |
id |
UNIRIO-2_5bdfdb5dd5ec28f5bacaaf2b0dcc18b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/8004 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiroObjetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos. Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/800410.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1110-11152175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNonato Coelho Mendes, RodrigoRafaeli Candido Pedro, DanielliGutierrez de Carvalho Silva, LarissaCampos de Oliveira, João LucasFernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8004Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
title |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
spellingShingle |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro Nonato Coelho Mendes, Rodrigo |
title_short |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
title_full |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
title_fullStr |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
title_full_unstemmed |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
title_sort |
Meanings of internal marketing built by the nurses of a brazilian university hospital / Significados de marketing interno para enfermeiros de um hospital universitário brasileiro |
author |
Nonato Coelho Mendes, Rodrigo |
author_facet |
Nonato Coelho Mendes, Rodrigo Rafaeli Candido Pedro, Danielli Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa Campos de Oliveira, João Lucas Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Rafaeli Candido Pedro, Danielli Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa Campos de Oliveira, João Lucas Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonato Coelho Mendes, Rodrigo Rafaeli Candido Pedro, Danielli Gutierrez de Carvalho Silva, Larissa Campos de Oliveira, João Lucas Fernandez Lourenço Haddad, Maria do Carmo |
description |
Objetivo: conhecer os significados de marketing interno para enfermeiras de um hospital universitário brasileiro na perspectiva do interacionismo simbólico. Metodologia: entrevistas qualitativas foram realizadas com dez enfermeiras, nas quais apresentava-se um conceito prévio de marketing interno. Resultados: a análise das falas foi organizada na categoria “construindo significados de marketing interno”, com os temas: (1) o agir frente ao símbolo marketing interno e o significado estratégico, (2) o marketing interno e o significado motivacional, e (3) qualidade do cuidado como produto do marketing interno. Foi elaborado também um mapa conceitual com os significados produzidos. Conclusão: o marketing interno mostrou-se aplicável para o contexto de enfermagem, com significados relacionados à qualidade assistencial, por meio da motivação e satisfação dos colaboradores, voltando-os para as metas organizacionais. Enfermeiros líderes podem utilizar o marketing interno para atrair e reter recursos humanos de enfermagem, e melhorar a qualidade e o desempenho da organização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8004/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1110-1115 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1110-1115 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218884415946752 |