Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmonte, Terezinha de Souza Agra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Ricardo Luiz, Mendes, Felismina Rosa Parreira, Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038
Resumo: Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.
id UNIRIO-2_5d5579d38d2924a68a2afce0f94503db
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6038
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical studentsamizademedicina psicossomáticaandragogiaAmigosEducação MédicaEnsino Superior.Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo Qualitativo Exploratório; Descritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/603810.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 803-810Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 803-810Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 803-8102175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelmonte, Terezinha de Souza AgraRamos, Ricardo LuizMendes, Felismina Rosa ParreiraIglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido2017-10-27T11:17:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6038Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-10-27T11:17:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
spellingShingle Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
Belmonte, Terezinha de Souza Agra
amizade
medicina psicossomática
andragogia
Amigos
Educação Médica
Ensino Superior.
title_short Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_full Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_fullStr Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_full_unstemmed Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
title_sort Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
author Belmonte, Terezinha de Souza Agra
author_facet Belmonte, Terezinha de Souza Agra
Ramos, Ricardo Luiz
Mendes, Felismina Rosa Parreira
Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido
author_role author
author2 Ramos, Ricardo Luiz
Mendes, Felismina Rosa Parreira
Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belmonte, Terezinha de Souza Agra
Ramos, Ricardo Luiz
Mendes, Felismina Rosa Parreira
Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv amizade
medicina psicossomática
andragogia
Amigos
Educação Médica
Ensino Superior.
topic amizade
medicina psicossomática
andragogia
Amigos
Educação Médica
Ensino Superior.
description Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Estudo Qualitativo Exploratório; Descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038
10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 803-810
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 803-810
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 803-810
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881559625728