Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038 |
Resumo: | Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana. |
id |
UNIRIO-2_5d5579d38d2924a68a2afce0f94503db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6038 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical studentsamizademedicina psicossomáticaandragogiaAmigosEducação MédicaEnsino Superior.Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo Qualitativo Exploratório; Descritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/603810.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 803-810Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 803-810Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 803-8102175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelmonte, Terezinha de Souza AgraRamos, Ricardo LuizMendes, Felismina Rosa ParreiraIglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido2017-10-27T11:17:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6038Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-10-27T11:17:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
title |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
spellingShingle |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students Belmonte, Terezinha de Souza Agra amizade medicina psicossomática andragogia Amigos Educação Médica Ensino Superior. |
title_short |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
title_full |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
title_fullStr |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
title_sort |
Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students |
author |
Belmonte, Terezinha de Souza Agra |
author_facet |
Belmonte, Terezinha de Souza Agra Ramos, Ricardo Luiz Mendes, Felismina Rosa Parreira Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Ricardo Luiz Mendes, Felismina Rosa Parreira Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belmonte, Terezinha de Souza Agra Ramos, Ricardo Luiz Mendes, Felismina Rosa Parreira Iglesias, Antônio Carlos Ribeiro Garrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
amizade medicina psicossomática andragogia Amigos Educação Médica Ensino Superior. |
topic |
amizade medicina psicossomática andragogia Amigos Educação Médica Ensino Superior. |
description |
Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Estudo Qualitativo Exploratório; Descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 803-810 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 803-810 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 803-810 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881559625728 |