VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2955-2963 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1844 |
Resumo: | Objetivo: validar o Blog Interativo como Tecnologia Educacional (TE) sobre os cuidados ao idoso com Doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais. Método: pesquisa de natureza quantitativa na qual o cenário foi uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, cujos sujeitos foram docentes e acadêmicos de enfermagem com período de coleta de dados de 14/10/11 a 12/12/11. Resultados: A validação do blog foi satisfatória na análise dos avaliadores, pois a maioria das respostas recebeu conceitos adequados não apresentando variações importantes. Quanto ao parâmetro de valoração em seus itens de avaliação em grande parte o blog possui concordância nos conceitos atingindo a meta proposta. Conclusão: O blog validado pode contribuir para o cuidado a pessoas com demencias, prevenindo complicações, desenvolvimento de habilidades de seus usuários e favorece a autonomia e a motivação da enfermagem para inventar novas tecnologias educacionais. |
id |
UNIRIO-2_60aa0c44f2815265f7f0a41e60a58700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1844 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERSidosodemênciaEnfermagemTecnologia Educacional.Objetivo: validar o Blog Interativo como Tecnologia Educacional (TE) sobre os cuidados ao idoso com Doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais. Método: pesquisa de natureza quantitativa na qual o cenário foi uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, cujos sujeitos foram docentes e acadêmicos de enfermagem com período de coleta de dados de 14/10/11 a 12/12/11. Resultados: A validação do blog foi satisfatória na análise dos avaliadores, pois a maioria das respostas recebeu conceitos adequados não apresentando variações importantes. Quanto ao parâmetro de valoração em seus itens de avaliação em grande parte o blog possui concordância nos conceitos atingindo a meta proposta. Conclusão: O blog validado pode contribuir para o cuidado a pessoas com demencias, prevenindo complicações, desenvolvimento de habilidades de seus usuários e favorece a autonomia e a motivação da enfermagem para inventar novas tecnologias educacionais.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/184410.9789/2175-5361.2012.v4i2.2955-2963Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 2 (2012); 2955-2963Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 2955-2963Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 2 (2012); 2955-29632175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1844/pdf_543Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite FunchalSantos, Renata da CostaAbreu, Louise Theresa deLeite, Bruna SilvaMata, Ana Carolina de Oliveira2024-01-12T14:08:24Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1844Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:24Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
title |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
spellingShingle |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal idoso demência Enfermagem Tecnologia Educacional. Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal idoso demência Enfermagem Tecnologia Educacional. |
title_short |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
title_full |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
title_fullStr |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
title_full_unstemmed |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
title_sort |
VALIDATION STUDY OF INTERACTIVE BLOG AS EDUCATIONAL TECHNOLOGY ON CARING FOR THE ELDERLY WITH ALZHEIMER'S DISEASE AND OTHER DEMENTING DISORDERS |
author |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
author_facet |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Santos, Renata da Costa Abreu, Louise Theresa de Leite, Bruna Silva Mata, Ana Carolina de Oliveira Santos, Renata da Costa Abreu, Louise Theresa de Leite, Bruna Silva Mata, Ana Carolina de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Renata da Costa Abreu, Louise Theresa de Leite, Bruna Silva Mata, Ana Carolina de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Santos, Renata da Costa Abreu, Louise Theresa de Leite, Bruna Silva Mata, Ana Carolina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
idoso demência Enfermagem Tecnologia Educacional. |
topic |
idoso demência Enfermagem Tecnologia Educacional. |
description |
Objetivo: validar o Blog Interativo como Tecnologia Educacional (TE) sobre os cuidados ao idoso com Doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais. Método: pesquisa de natureza quantitativa na qual o cenário foi uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, cujos sujeitos foram docentes e acadêmicos de enfermagem com período de coleta de dados de 14/10/11 a 12/12/11. Resultados: A validação do blog foi satisfatória na análise dos avaliadores, pois a maioria das respostas recebeu conceitos adequados não apresentando variações importantes. Quanto ao parâmetro de valoração em seus itens de avaliação em grande parte o blog possui concordância nos conceitos atingindo a meta proposta. Conclusão: O blog validado pode contribuir para o cuidado a pessoas com demencias, prevenindo complicações, desenvolvimento de habilidades de seus usuários e favorece a autonomia e a motivação da enfermagem para inventar novas tecnologias educacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1844 10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2955-2963 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1844 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2955-2963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1844/pdf_543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 No. 2 (2012); 2955-2963 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 2955-2963 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 4 n. 2 (2012); 2955-2963 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181794909257728 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2955-2963 |