Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima neto, Alcides Viana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Araújo Nunes, Vilani Medeiros, Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany, de Azevedo, Lívia Maria, Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491
Resumo: Objetivo: Avaliar aspectos cognitivos em idosos institucionalizados antes e após a realização de atividades de estimulação cognitiva. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, contemplando uma abordagem quantitativa. Foi realizado em uma instituição de longa permanência na cidade do Natal/RN com os idosos que atingiram o ponto de corte no instrumento de pesquisa Mini Exame do Estado Mental, que somam apenas 26% do total de residentes. Resultados: Após as atividades de estimulação percebeu-se que os idosos conseguiram manter ou aumentar a pontuação para os diversos aspectos avaliados. Foi comprovado pela análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, que há diferença significativa entre os grupos antes e depois, dado pelo p-valor=0,027. Conclusão: Identificou-se que com a realização de atividades de estimulação cognitiva foram obtidas respostas que contribuíram com o aumento do escore do mini exame do estado mental. Descritores: Idoso, Institucionalização, Cognição.
id UNIRIO-2_760374944b8a35893f3593839f417ed6
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5491
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practiceIdosoInstitucionalizaçãoCognição.CogniçãoObjetivo: Avaliar aspectos cognitivos em idosos institucionalizados antes e após a realização de atividades de estimulação cognitiva. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, contemplando uma abordagem quantitativa. Foi realizado em uma instituição de longa permanência na cidade do Natal/RN com os idosos que atingiram o ponto de corte no instrumento de pesquisa Mini Exame do Estado Mental, que somam apenas 26% do total de residentes. Resultados: Após as atividades de estimulação percebeu-se que os idosos conseguiram manter ou aumentar a pontuação para os diversos aspectos avaliados. Foi comprovado pela análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, que há diferença significativa entre os grupos antes e depois, dado pelo p-valor=0,027. Conclusão: Identificou-se que com a realização de atividades de estimulação cognitiva foram obtidas respostas que contribuíram com o aumento do escore do mini exame do estado mental. Descritores: Idoso, Institucionalização, Cognição.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo quase-experimental.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/549110.9789/2175-5361.2017.v9i3.753-759Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 753-759Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 753-759Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 753-7592175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima neto, Alcides Vianade Araújo Nunes, Vilani MedeirosAndrade de Oliveira, Kamilla Sthefanyde Azevedo, Lívia MariaBarbalho Mesquita, Gabriella Xavier2017-10-27T11:17:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5491Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-10-27T11:17:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
title Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
spellingShingle Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
de Lima neto, Alcides Viana
Idoso
Institucionalização
Cognição.
Cognição
title_short Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
title_full Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
title_fullStr Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
title_full_unstemmed Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
title_sort Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
author de Lima neto, Alcides Viana
author_facet de Lima neto, Alcides Viana
de Araújo Nunes, Vilani Medeiros
Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany
de Azevedo, Lívia Maria
Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier
author_role author
author2 de Araújo Nunes, Vilani Medeiros
Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany
de Azevedo, Lívia Maria
Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima neto, Alcides Viana
de Araújo Nunes, Vilani Medeiros
Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany
de Azevedo, Lívia Maria
Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Institucionalização
Cognição.
Cognição
topic Idoso
Institucionalização
Cognição.
Cognição
description Objetivo: Avaliar aspectos cognitivos em idosos institucionalizados antes e após a realização de atividades de estimulação cognitiva. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, contemplando uma abordagem quantitativa. Foi realizado em uma instituição de longa permanência na cidade do Natal/RN com os idosos que atingiram o ponto de corte no instrumento de pesquisa Mini Exame do Estado Mental, que somam apenas 26% do total de residentes. Resultados: Após as atividades de estimulação percebeu-se que os idosos conseguiram manter ou aumentar a pontuação para os diversos aspectos avaliados. Foi comprovado pela análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, que há diferença significativa entre os grupos antes e depois, dado pelo p-valor=0,027. Conclusão: Identificou-se que com a realização de atividades de estimulação cognitiva foram obtidas respostas que contribuíram com o aumento do escore do mini exame do estado mental. Descritores: Idoso, Institucionalização, Cognição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Estudo quase-experimental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491
10.9789/2175-5361.2017.v9i3.753-759
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.753-759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 753-759
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 753-759
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 753-759
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881022754816