Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar aspectos cognitivos em idosos institucionalizados antes e após a realização de atividades de estimulação cognitiva. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, contemplando uma abordagem quantitativa. Foi realizado em uma instituição de longa permanência na cidade do Natal/RN com os idosos que atingiram o ponto de corte no instrumento de pesquisa Mini Exame do Estado Mental, que somam apenas 26% do total de residentes. Resultados: Após as atividades de estimulação percebeu-se que os idosos conseguiram manter ou aumentar a pontuação para os diversos aspectos avaliados. Foi comprovado pela análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, que há diferença significativa entre os grupos antes e depois, dado pelo p-valor=0,027. Conclusão: Identificou-se que com a realização de atividades de estimulação cognitiva foram obtidas respostas que contribuíram com o aumento do escore do mini exame do estado mental. Descritores: Idoso, Institucionalização, Cognição. |
id |
UNIRIO-2_760374944b8a35893f3593839f417ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5491 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practiceIdosoInstitucionalizaçãoCognição.CogniçãoObjetivo: Avaliar aspectos cognitivos em idosos institucionalizados antes e após a realização de atividades de estimulação cognitiva. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, contemplando uma abordagem quantitativa. Foi realizado em uma instituição de longa permanência na cidade do Natal/RN com os idosos que atingiram o ponto de corte no instrumento de pesquisa Mini Exame do Estado Mental, que somam apenas 26% do total de residentes. Resultados: Após as atividades de estimulação percebeu-se que os idosos conseguiram manter ou aumentar a pontuação para os diversos aspectos avaliados. Foi comprovado pela análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, que há diferença significativa entre os grupos antes e depois, dado pelo p-valor=0,027. Conclusão: Identificou-se que com a realização de atividades de estimulação cognitiva foram obtidas respostas que contribuíram com o aumento do escore do mini exame do estado mental. Descritores: Idoso, Institucionalização, Cognição.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo quase-experimental.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/549110.9789/2175-5361.2017.v9i3.753-759Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 753-759Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 753-759Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 753-7592175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima neto, Alcides Vianade Araújo Nunes, Vilani MedeirosAndrade de Oliveira, Kamilla Sthefanyde Azevedo, Lívia MariaBarbalho Mesquita, Gabriella Xavier2017-10-27T11:17:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5491Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-10-27T11:17:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
title |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
spellingShingle |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice de Lima neto, Alcides Viana Idoso Institucionalização Cognição. Cognição |
title_short |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
title_full |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
title_fullStr |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
title_full_unstemmed |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
title_sort |
Estimulação em idosos institucionalizados: efeitos da prática de atividades cognitivas Stimulation in institutionalized elderly people: effects of cognitive activity practice |
author |
de Lima neto, Alcides Viana |
author_facet |
de Lima neto, Alcides Viana de Araújo Nunes, Vilani Medeiros Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany de Azevedo, Lívia Maria Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo Nunes, Vilani Medeiros Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany de Azevedo, Lívia Maria Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima neto, Alcides Viana de Araújo Nunes, Vilani Medeiros Andrade de Oliveira, Kamilla Sthefany de Azevedo, Lívia Maria Barbalho Mesquita, Gabriella Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso Institucionalização Cognição. Cognição |
topic |
Idoso Institucionalização Cognição. Cognição |
description |
Objetivo: Avaliar aspectos cognitivos em idosos institucionalizados antes e após a realização de atividades de estimulação cognitiva. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, contemplando uma abordagem quantitativa. Foi realizado em uma instituição de longa permanência na cidade do Natal/RN com os idosos que atingiram o ponto de corte no instrumento de pesquisa Mini Exame do Estado Mental, que somam apenas 26% do total de residentes. Resultados: Após as atividades de estimulação percebeu-se que os idosos conseguiram manter ou aumentar a pontuação para os diversos aspectos avaliados. Foi comprovado pela análise estatística, utilizando o teste de Wilcoxon, que há diferença significativa entre os grupos antes e depois, dado pelo p-valor=0,027. Conclusão: Identificou-se que com a realização de atividades de estimulação cognitiva foram obtidas respostas que contribuíram com o aumento do escore do mini exame do estado mental. Descritores: Idoso, Institucionalização, Cognição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Estudo quase-experimental. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491 10.9789/2175-5361.2017.v9i3.753-759 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i3.753-759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5491/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 3 (2017); 753-759 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 3 (2017); 753-759 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 3 (2017); 753-759 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881022754816 |