The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Mônica Gisele Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Medeiros, Ilana Barros Gomes, Monteiro, Akemi Iwata, Simpson, Clélia Albino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856
Resumo: Objetivo: Avaliar o conhecimento de escolares sobre a hanseníase e proporcionar ações de educação em saúde. Métodos: Trata-se de um como descritivo, uma vez que descreve a experiência vivenciada por graduandos de enfermagem durante a execução de uma atividade de extensão focada na realização de diálogos relacionados à hanseníase, como forma de educação e promoção da saúde. Foram considerados os princípios éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, e após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 072/09 e CAAE 00780051000-09, a pesquisa foi iniciada. Resultados: Evidenciou-se que as atividades de educação em saúde, dirigidas aos escolares, com ênfase na hanseníase, são de fundamental importância, pois denotam a apropriação de conhecimento relacionado à doença. Conclusão: O empedramento sobre hanseníase pode contribuir com a disseminação de tais conhecimentos, visto que os escolares poderão se sentir instigados a divulgar as informações a outras pessoas, como familiares. Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Hanseníase. 
id UNIRIO-2_775e6ff7b1fbfccca5915a8d90763d11
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3856
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studiesenfermagemeducação em saúdehanseníaseEducação em SaúdeObjetivo: Avaliar o conhecimento de escolares sobre a hanseníase e proporcionar ações de educação em saúde. Métodos: Trata-se de um como descritivo, uma vez que descreve a experiência vivenciada por graduandos de enfermagem durante a execução de uma atividade de extensão focada na realização de diálogos relacionados à hanseníase, como forma de educação e promoção da saúde. Foram considerados os princípios éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, e após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 072/09 e CAAE 00780051000-09, a pesquisa foi iniciada. Resultados: Evidenciou-se que as atividades de educação em saúde, dirigidas aos escolares, com ênfase na hanseníase, são de fundamental importância, pois denotam a apropriação de conhecimento relacionado à doença. Conclusão: O empedramento sobre hanseníase pode contribuir com a disseminação de tais conhecimentos, visto que os escolares poderão se sentir instigados a divulgar as informações a outras pessoas, como familiares. Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Hanseníase. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/385610.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 3 (2015); 2774-2780Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 3 (2015); 2774-2780Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 3 (2015); 2774-27802175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856/pdf_1620https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856/pdf_1621Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Mônica Gisele CostaMedeiros, Ilana Barros GomesMonteiro, Akemi IwataSimpson, Clélia Albino2015-10-01T11:04:02Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3856Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-10-01T11:04:02Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
title The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
spellingShingle The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
Pinheiro, Mônica Gisele Costa
enfermagem
educação em saúde
hanseníase
Educação em Saúde
title_short The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
title_full The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
title_fullStr The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
title_full_unstemmed The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
title_sort The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
author Pinheiro, Mônica Gisele Costa
author_facet Pinheiro, Mônica Gisele Costa
Medeiros, Ilana Barros Gomes
Monteiro, Akemi Iwata
Simpson, Clélia Albino
author_role author
author2 Medeiros, Ilana Barros Gomes
Monteiro, Akemi Iwata
Simpson, Clélia Albino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Mônica Gisele Costa
Medeiros, Ilana Barros Gomes
Monteiro, Akemi Iwata
Simpson, Clélia Albino
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
educação em saúde
hanseníase
Educação em Saúde
topic enfermagem
educação em saúde
hanseníase
Educação em Saúde
description Objetivo: Avaliar o conhecimento de escolares sobre a hanseníase e proporcionar ações de educação em saúde. Métodos: Trata-se de um como descritivo, uma vez que descreve a experiência vivenciada por graduandos de enfermagem durante a execução de uma atividade de extensão focada na realização de diálogos relacionados à hanseníase, como forma de educação e promoção da saúde. Foram considerados os princípios éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, e após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 072/09 e CAAE 00780051000-09, a pesquisa foi iniciada. Resultados: Evidenciou-se que as atividades de educação em saúde, dirigidas aos escolares, com ênfase na hanseníase, são de fundamental importância, pois denotam a apropriação de conhecimento relacionado à doença. Conclusão: O empedramento sobre hanseníase pode contribuir com a disseminação de tais conhecimentos, visto que os escolares poderão se sentir instigados a divulgar as informações a outras pessoas, como familiares. Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Hanseníase. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856
10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856/pdf_1620
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856/pdf_1621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 3 (2015); 2774-2780
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 3 (2015); 2774-2780
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 3 (2015); 2774-2780
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218879532728320