Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068 |
Resumo: | Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro. |
id |
UNIRIO-2_78f1d137e3e5727b772108222cd9657e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/4068 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ trainingAprendizagemEnsinoEducação em EnfermagemTutoria.AprendizagemEnsinoEducação em EnfermagemTutoria.Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa de Campo com abordagem qualitativa.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/406810.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 1 (2016); 3803-3819Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 3803-3819Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 1 (2016); 3803-38192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1793https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1794Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mayara Evangelhista daSilva, Paulo Sergio da2016-01-08T22:54:48Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/4068Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-01-08T22:54:48Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
title |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
spellingShingle |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training Silva, Mayara Evangelhista da Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. |
title_short |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
title_full |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
title_fullStr |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
title_full_unstemmed |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
title_sort |
Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training |
author |
Silva, Mayara Evangelhista da |
author_facet |
Silva, Mayara Evangelhista da Silva, Paulo Sergio da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Paulo Sergio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mayara Evangelhista da Silva, Paulo Sergio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. |
topic |
Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. |
description |
Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa de Campo com abordagem qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068 10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1793 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 1 (2016); 3803-3819 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 3803-3819 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 1 (2016); 3803-3819 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218879947964416 |