Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Evangelhista da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Paulo Sergio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068
Resumo: Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro.
id UNIRIO-2_78f1d137e3e5727b772108222cd9657e
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/4068
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ trainingAprendizagemEnsinoEducação em EnfermagemTutoria.AprendizagemEnsinoEducação em EnfermagemTutoria.Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa de Campo com abordagem qualitativa.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/406810.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 1 (2016); 3803-3819Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 3803-3819Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 1 (2016); 3803-38192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1793https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1794Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mayara Evangelhista daSilva, Paulo Sergio da2016-01-08T22:54:48Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/4068Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-01-08T22:54:48Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
title Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
spellingShingle Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
Silva, Mayara Evangelhista da
Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
title_short Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
title_full Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
title_fullStr Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
title_full_unstemmed Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
title_sort Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training
author Silva, Mayara Evangelhista da
author_facet Silva, Mayara Evangelhista da
Silva, Paulo Sergio da
author_role author
author2 Silva, Paulo Sergio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayara Evangelhista da
Silva, Paulo Sergio da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
topic Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
description Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa de Campo com abordagem qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068
10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1793
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068/pdf_1794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 1 (2016); 3803-3819
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 1 (2016); 3803-3819
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 1 (2016); 3803-3819
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218879947964416