Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Anelise Miritz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Daiane Farias, de Almeida, Marlise Capa Verde, Rocha, Laurelize Pereira, Bonow, Clarice Alves, Cezar-Vaz, Marta Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324
Resumo: OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável.
id UNIRIO-2_7962453961893baa70c4539f88415ce0
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3324
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling Evaluation of teaching in worker’s health by nursing studentsestudantes de enfermagemeducação em enfermagemsaúde do trabalhadoravaliaçãoenfermagemSaúde do TrabalhadorOBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/332410.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1349-1360Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1349-1360Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1349-13602175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_649https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_650Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Anelise Miritzda Silva, Daiane Fariasde Almeida, Marlise Capa VerdeRocha, Laurelize PereiraBonow, Clarice AlvesCezar-Vaz, Marta Regina2014-10-01T19:21:41Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3324Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-10-01T19:21:41Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
title Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
spellingShingle Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
Borges, Anelise Miritz
estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
saúde do trabalhador
avaliação
enfermagem
Saúde do Trabalhador
Borges, Anelise Miritz
estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
saúde do trabalhador
avaliação
enfermagem
Saúde do Trabalhador
title_short Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
title_full Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
title_fullStr Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
title_full_unstemmed Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
title_sort Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
author Borges, Anelise Miritz
author_facet Borges, Anelise Miritz
Borges, Anelise Miritz
da Silva, Daiane Farias
de Almeida, Marlise Capa Verde
Rocha, Laurelize Pereira
Bonow, Clarice Alves
Cezar-Vaz, Marta Regina
da Silva, Daiane Farias
de Almeida, Marlise Capa Verde
Rocha, Laurelize Pereira
Bonow, Clarice Alves
Cezar-Vaz, Marta Regina
author_role author
author2 da Silva, Daiane Farias
de Almeida, Marlise Capa Verde
Rocha, Laurelize Pereira
Bonow, Clarice Alves
Cezar-Vaz, Marta Regina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Anelise Miritz
da Silva, Daiane Farias
de Almeida, Marlise Capa Verde
Rocha, Laurelize Pereira
Bonow, Clarice Alves
Cezar-Vaz, Marta Regina
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
saúde do trabalhador
avaliação
enfermagem
Saúde do Trabalhador
topic estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
saúde do trabalhador
avaliação
enfermagem
Saúde do Trabalhador
description OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324
10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_649
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1349-1360
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1349-1360
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1349-1360
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822181795295133696
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360