Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324 |
Resumo: | OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável. |
id |
UNIRIO-2_7962453961893baa70c4539f88415ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3324 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing studentsestudantes de enfermagemeducação em enfermagemsaúde do trabalhadoravaliaçãoenfermagemSaúde do TrabalhadorOBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/332410.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1349-1360Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1349-1360Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1349-13602175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_649https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_650Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Anelise Miritzda Silva, Daiane Fariasde Almeida, Marlise Capa VerdeRocha, Laurelize PereiraBonow, Clarice AlvesCezar-Vaz, Marta Regina2014-10-01T19:21:41Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3324Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-10-01T19:21:41Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
title |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
spellingShingle |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students Borges, Anelise Miritz estudantes de enfermagem educação em enfermagem saúde do trabalhador avaliação enfermagem Saúde do Trabalhador Borges, Anelise Miritz estudantes de enfermagem educação em enfermagem saúde do trabalhador avaliação enfermagem Saúde do Trabalhador |
title_short |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
title_full |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
title_fullStr |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
title_full_unstemmed |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
title_sort |
Evaluation of teaching in worker’s health by nursing students |
author |
Borges, Anelise Miritz |
author_facet |
Borges, Anelise Miritz Borges, Anelise Miritz da Silva, Daiane Farias de Almeida, Marlise Capa Verde Rocha, Laurelize Pereira Bonow, Clarice Alves Cezar-Vaz, Marta Regina da Silva, Daiane Farias de Almeida, Marlise Capa Verde Rocha, Laurelize Pereira Bonow, Clarice Alves Cezar-Vaz, Marta Regina |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Daiane Farias de Almeida, Marlise Capa Verde Rocha, Laurelize Pereira Bonow, Clarice Alves Cezar-Vaz, Marta Regina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Anelise Miritz da Silva, Daiane Farias de Almeida, Marlise Capa Verde Rocha, Laurelize Pereira Bonow, Clarice Alves Cezar-Vaz, Marta Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes de enfermagem educação em enfermagem saúde do trabalhador avaliação enfermagem Saúde do Trabalhador |
topic |
estudantes de enfermagem educação em enfermagem saúde do trabalhador avaliação enfermagem Saúde do Trabalhador |
description |
OBJETIVO: Identificar como os acadêmicos de enfermagem avaliam o processo de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e a importância da disciplina à formação acadêmica. MÉTODO: Pesquisa quantitativa, descritiva desenvolvida com acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande que cursaram a referida disciplina. Foi utilizado instrumento autoaplicável com questões fechadas organizadas em Escala de Likert, abordando três categorias: objetivos da disciplina, metodologia de ensino e desempenho do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram quantificados através de análise estatística descritiva. RESULTADOS: Os 78 acadêmicos abordados apontaram a importância da disciplina à atuação profissional e a relação teórico-prática para um aprendizado com qualidade; há necessidade das suas participações na construção da metodologia de ensino. CONCLUSÃO: A avaliação acadêmica, importante instrumento de ensino, permite identificar ações que possam aprimorar a formação e atuação profissional do enfermeiro, inserindo o acadêmico como co-responsável. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324 10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_649 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3324/pdf_650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 4 (2014); 1349-1360 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 1349-1360 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 4 (2014); 1349-1360 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181795295133696 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1349-1360 |