THE TECHNOLOGIES USED IN THE WORKING PROCESS OF THE PSYCHOSOCIAL CARE UNIT WITH SIGHTS TO REACH THE COMPREHENSIVENESS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2007 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer as tecnologias do processo de trabalho predominante nas relações entre profissionais e usuários com vistas à integralidade. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 26 profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em um município no interior do Rio Grande do Sul, no mês de outubro de 2006. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e, posteriormente, submetidos à análise temática. Resultados: As tecnologias leves, leve-duras e duras estão presentes no cotidiano das práticas do CAPS, sendo que o acolhimento, o vínculo e a escuta foram identificados como leves; os saberes estruturados como leve-duras e os prontuários e os psicofármacos como duras. Conclusão: As utilizações das tecnologias no processo de trabalho no CAPS podem estar entremeadas pela integralidade na medida em que a relação entre equipe e usuários se configura num espaço de interação. Descritores: Saúde mental, reabilitação, equipe de assistência ao paciente. |
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THE TECHNOLOGIES USED IN THE WORKING PROCESS OF THE PSYCHOSOCIAL CARE UNIT WITH SIGHTS TO REACH THE COMPREHENSIVENESSSaúde mentalreabilitaçãoequipe de assistência ao pacienteEnfermagemObjetivo: Conhecer as tecnologias do processo de trabalho predominante nas relações entre profissionais e usuários com vistas à integralidade. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 26 profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em um município no interior do Rio Grande do Sul, no mês de outubro de 2006. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e, posteriormente, submetidos à análise temática. Resultados: As tecnologias leves, leve-duras e duras estão presentes no cotidiano das práticas do CAPS, sendo que o acolhimento, o vínculo e a escuta foram identificados como leves; os saberes estruturados como leve-duras e os prontuários e os psicofármacos como duras. Conclusão: As utilizações das tecnologias no processo de trabalho no CAPS podem estar entremeadas pela integralidade na medida em que a relação entre equipe e usuários se configura num espaço de interação. Descritores: Saúde mental, reabilitação, equipe de assistência ao paciente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresqualitativa; entrevistaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/200710.9789/2175-5361.2013.v5i2.3876-3883Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 2 (2013); 3876-3883Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 3876-3883Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 2 (2013); 3876-38832175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2007/pdf_787https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2007/pdf_788Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoimbra, Valéria Cristina ChristelloNunes, Cristiane KenesKantorski, Luciane PradoOliveira, Michele MandagaráEslabão, Adriane DominguesCruz, Vania Dias2024-01-12T14:08:26Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2007Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:26Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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