Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sueli Maria dos Reis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jesus, Maria Cristina Pinto de, Peyroton, Letícia Souza, Linhares, Fernanda Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861
Resumo: Objetivo: Avaliar o risco familiar de crianças da educação infantil para subsidiar práticas educativas e integração escola- família. Método: Pesquisa exploratória descritiva, quantitativa. Coleta de dados realizada em uma escola de um município de Minas Gerais, em 2011. Os sujeitos foram 69 famílias da escola. Utilizou-se um formulário com tópicos relacionados a fatores socioeconômicos e condições clínicas dos membros das famílias em questão. Submeteram-se os dados à análise estatística com frequência das variáveis, possibilitando o estabelecimento de prioridades (grau de risco, sentinelas e fatores que influenciam os riscos). Resultados: O risco familiar ficou entre baixo e médio, o critério clínico influenciou esta classificação. Observou-se potencial para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão arterial, obesidade, alcoolismo, tabagismo, além de transtornos psicossociais. Conclusão: A classificação propiciou identificar a necessidade de realizar práticas educativas em saúde, na busca de gerar conteúdos e ações coletivas voltadas para sensibilização para aquisição de hábitos saudáveis.
id UNIRIO-2_8dda3b7581b5c3679938bb8c3eb09405
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/2861
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Assessment and classification of family risk in a school of early childhood educationAtenção à saúdeSaúde da criançaFamíliaEducaçãoSaúde.SaúdeEducaçãoFamília Objetivo: Avaliar o risco familiar de crianças da educação infantil para subsidiar práticas educativas e integração escola- família. Método: Pesquisa exploratória descritiva, quantitativa. Coleta de dados realizada em uma escola de um município de Minas Gerais, em 2011. Os sujeitos foram 69 famílias da escola. Utilizou-se um formulário com tópicos relacionados a fatores socioeconômicos e condições clínicas dos membros das famílias em questão. Submeteram-se os dados à análise estatística com frequência das variáveis, possibilitando o estabelecimento de prioridades (grau de risco, sentinelas e fatores que influenciam os riscos). Resultados: O risco familiar ficou entre baixo e médio, o critério clínico influenciou esta classificação. Observou-se potencial para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão arterial, obesidade, alcoolismo, tabagismo, além de transtornos psicossociais. Conclusão: A classificação propiciou identificar a necessidade de realizar práticas educativas em saúde, na busca de gerar conteúdos e ações coletivas voltadas para sensibilização para aquisição de hábitos saudáveis.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/286110.9789/2175-5361.2014.v6i1.232-240Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 232-240Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 232-240Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 232-2402175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861/pdf_1107https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861/pdf_1108Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sueli Maria dos ReisJesus, Maria Cristina Pinto dePeyroton, Letícia SouzaLinhares, Fernanda Silva2024-01-12T14:08:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2861Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
title Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
spellingShingle Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
Santos, Sueli Maria dos Reis
Atenção à saúde
Saúde da criança
Família
Educação
Saúde.
Saúde
Educação
Família
title_short Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
title_full Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
title_fullStr Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
title_full_unstemmed Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
title_sort Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education
author Santos, Sueli Maria dos Reis
author_facet Santos, Sueli Maria dos Reis
Jesus, Maria Cristina Pinto de
Peyroton, Letícia Souza
Linhares, Fernanda Silva
author_role author
author2 Jesus, Maria Cristina Pinto de
Peyroton, Letícia Souza
Linhares, Fernanda Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sueli Maria dos Reis
Jesus, Maria Cristina Pinto de
Peyroton, Letícia Souza
Linhares, Fernanda Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção à saúde
Saúde da criança
Família
Educação
Saúde.
Saúde
Educação
Família
topic Atenção à saúde
Saúde da criança
Família
Educação
Saúde.
Saúde
Educação
Família
description Objetivo: Avaliar o risco familiar de crianças da educação infantil para subsidiar práticas educativas e integração escola- família. Método: Pesquisa exploratória descritiva, quantitativa. Coleta de dados realizada em uma escola de um município de Minas Gerais, em 2011. Os sujeitos foram 69 famílias da escola. Utilizou-se um formulário com tópicos relacionados a fatores socioeconômicos e condições clínicas dos membros das famílias em questão. Submeteram-se os dados à análise estatística com frequência das variáveis, possibilitando o estabelecimento de prioridades (grau de risco, sentinelas e fatores que influenciam os riscos). Resultados: O risco familiar ficou entre baixo e médio, o critério clínico influenciou esta classificação. Observou-se potencial para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão arterial, obesidade, alcoolismo, tabagismo, além de transtornos psicossociais. Conclusão: A classificação propiciou identificar a necessidade de realizar práticas educativas em saúde, na busca de gerar conteúdos e ações coletivas voltadas para sensibilização para aquisição de hábitos saudáveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.232-240
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.232-240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861/pdf_1107
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861/pdf_1108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 232-240
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 232-240
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 232-240
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218877992370176