O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem. |
id |
UNIRIO-2_95e4e2dac5b31e1128a9ba3006d09725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5014 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projectsCuidados de EnfermagemEducação Técnica em EnfermagemEducação Profissionalizante.EducaçãoObjetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa com análise documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/501410.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 1 (2017); 106-113Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 106-113Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 1 (2017); 106-1132175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Natália RamosAndrade, Cristiane Batista2017-04-18T11:48:15Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5014Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T11:48:15Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
title |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
spellingShingle |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects Rodrigues, Natália Ramos Cuidados de Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem Educação Profissionalizante. Educação |
title_short |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
title_full |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
title_fullStr |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
title_full_unstemmed |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
title_sort |
O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects |
author |
Rodrigues, Natália Ramos |
author_facet |
Rodrigues, Natália Ramos Andrade, Cristiane Batista |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Cristiane Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Natália Ramos Andrade, Cristiane Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem Educação Profissionalizante. Educação |
topic |
Cuidados de Enfermagem Educação Técnica em Enfermagem Educação Profissionalizante. Educação |
description |
Objetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa com análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014 10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 1 (2017); 106-113 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 106-113 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 1 (2017); 106-113 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218880598081536 |