O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natália Ramos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Cristiane Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014
Resumo: Objetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem.
id UNIRIO-2_95e4e2dac5b31e1128a9ba3006d09725
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5014
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projectsCuidados de EnfermagemEducação Técnica em EnfermagemEducação Profissionalizante.EducaçãoObjetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa com análise documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/501410.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 1 (2017); 106-113Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 106-113Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 1 (2017); 106-1132175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Natália RamosAndrade, Cristiane Batista2017-04-18T11:48:15Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5014Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T11:48:15Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
title O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
spellingShingle O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
Rodrigues, Natália Ramos
Cuidados de Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Educação Profissionalizante.
Educação
title_short O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
title_full O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
title_fullStr O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
title_full_unstemmed O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
title_sort O cuidado na formação dos técnicos de enfermagem: análise dos projetos políticos pedagógicos Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects
author Rodrigues, Natália Ramos
author_facet Rodrigues, Natália Ramos
Andrade, Cristiane Batista
author_role author
author2 Andrade, Cristiane Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Natália Ramos
Andrade, Cristiane Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Educação Profissionalizante.
Educação
topic Cuidados de Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Educação Profissionalizante.
Educação
description Objetivo: Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que norteiam a formação de técnicos de enfermagem, indagando as dimensões do cuidado na prática educativa relacionadas às abordagens interacionais, cognitivas, emocionais, físicas e sexuais, inerentes ao trabalho de cuidar em saúde. Método: Para análise dos dados, utilizou-se de documentos desenvolvidos pelas escolas técnicas de enfermagem que possuíam o PPP. Enviou-se uma carta solicitando o acesso aos documentos para doze escolas, das quais, quatro nos forneceram. Resultados: Os PPP não corroboram com a dimensão ampliada do cuidado; possuem como foco principal o ensino e a prática de técnicas centradas do modelo biomédico, ou seja, na dimensão cognitiva. Pouco abordam a dimensão sexual, interacional e emocional no trabalho de cuidar. Conclusão: É necessário maior debate dos docentes que pensam e fazem a formação para que a dimensão ampla do cuidar possa ser apreendida e contextualizada pelos técnicos (as) em enfermagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa com análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014
10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5014/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 1 (2017); 106-113
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 106-113
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 1 (2017); 106-113
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218880598081536