NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584 |
Resumo: | Objetivos: identificar o sentido atribuído às relações entre preceptor e residente e analisar como as Representações sociais se fazem presentes na relação enfermeiro preceptor e enfermeiro residente. Métodos: abordagem qualitativa com análise de dados baseada na Teoria das Representações Sociais, tendo como referencial as idéias de Patrícia Benner e Glaucia Valente Valladares. Coleta de dados realizada mediante a realização de questionário semi estruturado com 14 enfermeiros preceptores. Pesquisa submetida à análise do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CAAE: 5137.0.000.313-09). Resultados: o relacionamento residente preceptor normalmente é visto como uma relação professor aluno, embora o residente possua conhecimentos mais atualizados. Também representam os residente como inexperientes e carentes de conhecimento prático. Normalmente a troca de conhecimentos se dá do preceptor para o residente. Conclusão: independentemente do residente já possuir habilidade técnica prévia este é visto como um aluno que necessita de atenção ao realizar suas tarefas e deve priorizar sempre a humanização do cuidado de enfermagem. Descritores: internato e residência; enfermagem; prática profissional; tutoria; instrução para enfermeiros |
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