NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbeiro, Fernanda Morena dos Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Miranda, Letícia Valladão, Souza, Sônia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584
Resumo: Objetivos: identificar o sentido atribuído às relações entre preceptor e residente e analisar como as Representações sociais se fazem presentes na relação enfermeiro preceptor e enfermeiro residente. Métodos: abordagem qualitativa com análise de dados baseada na Teoria das Representações Sociais, tendo como referencial as idéias de Patrícia Benner e Glaucia Valente Valladares. Coleta de dados realizada mediante a realização de questionário semi estruturado com 14 enfermeiros preceptores. Pesquisa submetida à análise do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CAAE: 5137.0.000.313-09). Resultados: o relacionamento residente preceptor normalmente é visto como uma relação professor aluno, embora o residente possua conhecimentos mais atualizados. Também representam os residente como inexperientes e carentes de conhecimento prático. Normalmente a troca de conhecimentos se dá do preceptor para o residente. Conclusão: independentemente do residente já possuir habilidade técnica prévia este é visto como um aluno que necessita de atenção ao realizar suas tarefas e deve priorizar sempre a humanização do cuidado de enfermagem.  Descritores: internato e residência; enfermagem; prática profissional; tutoria; instrução para enfermeiros
id UNIRIO-2_9e6b53b83e2bbc39ca77b1b790a67b11
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/584
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIOenfermagemtutoriainternato e residênciaObjetivos: identificar o sentido atribuído às relações entre preceptor e residente e analisar como as Representações sociais se fazem presentes na relação enfermeiro preceptor e enfermeiro residente. Métodos: abordagem qualitativa com análise de dados baseada na Teoria das Representações Sociais, tendo como referencial as idéias de Patrícia Benner e Glaucia Valente Valladares. Coleta de dados realizada mediante a realização de questionário semi estruturado com 14 enfermeiros preceptores. Pesquisa submetida à análise do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CAAE: 5137.0.000.313-09). Resultados: o relacionamento residente preceptor normalmente é visto como uma relação professor aluno, embora o residente possua conhecimentos mais atualizados. Também representam os residente como inexperientes e carentes de conhecimento prático. Normalmente a troca de conhecimentos se dá do preceptor para o residente. Conclusão: independentemente do residente já possuir habilidade técnica prévia este é visto como um aluno que necessita de atenção ao realizar suas tarefas e deve priorizar sempre a humanização do cuidado de enfermagem.  Descritores: internato e residência; enfermagem; prática profissional; tutoria; instrução para enfermeirosUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa de campoapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/58410.9789/2175-5361.2010.v2i3.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 3 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 3 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 3 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584/pdf_45Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbeiro, Fernanda Morena dos SantosMiranda, Letícia ValladãoSouza, Sônia Regina2024-01-12T14:08:09Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/584Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:09Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
title NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
spellingShingle NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
Barbeiro, Fernanda Morena dos Santos
enfermagem
tutoria
internato e residência
title_short NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
title_full NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
title_fullStr NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
title_full_unstemmed NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
title_sort NURSE PRECEPTORS AND NURSING RESIDENTS: INTERACTION IN THE PRACTICE SCENARIO
author Barbeiro, Fernanda Morena dos Santos
author_facet Barbeiro, Fernanda Morena dos Santos
Miranda, Letícia Valladão
Souza, Sônia Regina
author_role author
author2 Miranda, Letícia Valladão
Souza, Sônia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbeiro, Fernanda Morena dos Santos
Miranda, Letícia Valladão
Souza, Sônia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
tutoria
internato e residência
topic enfermagem
tutoria
internato e residência
description Objetivos: identificar o sentido atribuído às relações entre preceptor e residente e analisar como as Representações sociais se fazem presentes na relação enfermeiro preceptor e enfermeiro residente. Métodos: abordagem qualitativa com análise de dados baseada na Teoria das Representações Sociais, tendo como referencial as idéias de Patrícia Benner e Glaucia Valente Valladares. Coleta de dados realizada mediante a realização de questionário semi estruturado com 14 enfermeiros preceptores. Pesquisa submetida à análise do Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (CAAE: 5137.0.000.313-09). Resultados: o relacionamento residente preceptor normalmente é visto como uma relação professor aluno, embora o residente possua conhecimentos mais atualizados. Também representam os residente como inexperientes e carentes de conhecimento prático. Normalmente a troca de conhecimentos se dá do preceptor para o residente. Conclusão: independentemente do residente já possuir habilidade técnica prévia este é visto como um aluno que necessita de atenção ao realizar suas tarefas e deve priorizar sempre a humanização do cuidado de enfermagem.  Descritores: internato e residência; enfermagem; prática profissional; tutoria; instrução para enfermeiros
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584
10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%p
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/584/pdf_45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 3 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 3 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 3 (2010)
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218873248612352