Practice and knowledge of nurses about child autism
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3883 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a prática e o conhecimento dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família acerca do transtorno autístico. Método: Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, composta por 15 enfermeiros. Utilizou-se a entrevista semiestruturada. A análise de dados deu-se através da análise representacional. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEP/UERN nº 124/11). Resultados: Evidenciou-se insegurança e fragilidade no conhecimento dos enfermeiros sobre transtorno autístico em virtude de não terem conseguido definir autismo nem demonstrado vivência com pessoas autistas e relaram a inexistência de capacitações voltadas para o tema exposto.Conclusão: Constatou-se déficit de conhecimento dos enfermeiros acerca do autismo infantil e inexistência de intervenções práticas realizadas com pessoas autistas e seus familiares, além da não oferta de capacitações que abordem o assunto. Descritores: Atenção à saúde, Transtorno autístico, Enfermagem pediátrica. |
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Practice and knowledge of nurses about child autismAtenção à saúdetranstorno autísticoenfermagem pediátricaSaúde ColetivaObjetivo: Analisar a prática e o conhecimento dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família acerca do transtorno autístico. Método: Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, composta por 15 enfermeiros. Utilizou-se a entrevista semiestruturada. A análise de dados deu-se através da análise representacional. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEP/UERN nº 124/11). Resultados: Evidenciou-se insegurança e fragilidade no conhecimento dos enfermeiros sobre transtorno autístico em virtude de não terem conseguido definir autismo nem demonstrado vivência com pessoas autistas e relaram a inexistência de capacitações voltadas para o tema exposto.Conclusão: Constatou-se déficit de conhecimento dos enfermeiros acerca do autismo infantil e inexistência de intervenções práticas realizadas com pessoas autistas e seus familiares, além da não oferta de capacitações que abordem o assunto. Descritores: Atenção à saúde, Transtorno autístico, Enfermagem pediátrica.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/388310.9789/2175-5361.2015.v7i3.2707-2716Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 3 (2015); 2707-2716Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 3 (2015); 2707-2716Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 3 (2015); 2707-27162175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3883/pdf_1608https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3883/pdf_1609Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSena, Romeika Carla Ferreira deReinalde, Elda MedeirosSilva, Glauber Weder dos SantosSobreira, Maura Vanessa Silva2015-10-01T11:04:02Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3883Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-10-01T11:04:02Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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