The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cursino, Emília Gallindo, Diniz Machado, Maria Estela, da Silva, Luciana Rodrigues, Bastos Depianti, Jéssica Renata, da Silva, Liliane Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901
Resumo: Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. 
id UNIRIO-2_ccf1129ea3e47fc6f06454d93ddf4c52
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6901
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à práticaJogos e BrinquedosEstudantes de EnfermagemEnsinoEnfermagem PediátricaBrinquedo TerapêuticoObjetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/690110.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1043-10472175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha Salomão Barroso, Maria ClaraCursino, Emília GallindoDiniz Machado, Maria Estelada Silva, Luciana RodriguesBastos Depianti, Jéssica Renatada Silva, Liliane Faria2019-07-22T09:26:57Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6901Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:57Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
spellingShingle The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
title_short The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_full The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_fullStr The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_full_unstemmed The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_sort The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
author da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
author_facet da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
author_role author
author2 Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
topic Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
description Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1043-1047
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1043-1047
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1043-1047
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822181802413916160
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047