The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901 |
Resumo: | Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. |
id |
UNIRIO-2_ccf1129ea3e47fc6f06454d93ddf4c52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6901 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à práticaJogos e BrinquedosEstudantes de EnfermagemEnsinoEnfermagem PediátricaBrinquedo TerapêuticoObjetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/690110.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1043-10472175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha Salomão Barroso, Maria ClaraCursino, Emília GallindoDiniz Machado, Maria Estelada Silva, Luciana RodriguesBastos Depianti, Jéssica Renatada Silva, Liliane Faria2019-07-22T09:26:57Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6901Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:57Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
title |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
spellingShingle |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara Jogos e Brinquedos Estudantes de Enfermagem Ensino Enfermagem Pediátrica Brinquedo Terapêutico da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara Jogos e Brinquedos Estudantes de Enfermagem Ensino Enfermagem Pediátrica Brinquedo Terapêutico |
title_short |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
title_full |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
title_fullStr |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
title_full_unstemmed |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
title_sort |
The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática |
author |
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara |
author_facet |
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara Cursino, Emília Gallindo Diniz Machado, Maria Estela da Silva, Luciana Rodrigues Bastos Depianti, Jéssica Renata da Silva, Liliane Faria Cursino, Emília Gallindo Diniz Machado, Maria Estela da Silva, Luciana Rodrigues Bastos Depianti, Jéssica Renata da Silva, Liliane Faria |
author_role |
author |
author2 |
Cursino, Emília Gallindo Diniz Machado, Maria Estela da Silva, Luciana Rodrigues Bastos Depianti, Jéssica Renata da Silva, Liliane Faria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara Cursino, Emília Gallindo Diniz Machado, Maria Estela da Silva, Luciana Rodrigues Bastos Depianti, Jéssica Renata da Silva, Liliane Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e Brinquedos Estudantes de Enfermagem Ensino Enfermagem Pediátrica Brinquedo Terapêutico |
topic |
Jogos e Brinquedos Estudantes de Enfermagem Ensino Enfermagem Pediátrica Brinquedo Terapêutico |
description |
Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1043-1047 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1043-1047 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1043-1047 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181802413916160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047 |