The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cursino, Emília Gallindo, Diniz Machado, Maria Estela, da Silva, Luciana Rodrigues, Bastos Depianti, Jéssica Renata, da Silva, Liliane Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901
Resumo: Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. 
id UNIRIO-2_ccf1129ea3e47fc6f06454d93ddf4c52
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6901
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à práticaJogos e BrinquedosEstudantes de EnfermagemEnsinoEnfermagem PediátricaBrinquedo TerapêuticoObjetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/690110.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1043-1047Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1043-10472175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha Salomão Barroso, Maria ClaraCursino, Emília GallindoDiniz Machado, Maria Estelada Silva, Luciana RodriguesBastos Depianti, Jéssica Renatada Silva, Liliane Faria2019-07-22T09:26:57Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6901Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-07-22T09:26:57Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
spellingShingle The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
title_short The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_full The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_fullStr The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_full_unstemmed The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
title_sort The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
author da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
author_facet da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
author_role author
author2 Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha Salomão Barroso, Maria Clara
Cursino, Emília Gallindo
Diniz Machado, Maria Estela
da Silva, Luciana Rodrigues
Bastos Depianti, Jéssica Renata
da Silva, Liliane Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
topic Jogos e Brinquedos
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Enfermagem Pediátrica
Brinquedo Terapêutico
description Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901
10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 4 (2019); 1043-1047
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 4 (2019); 1043-1047
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 4 (2019); 1043-1047
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218883041263616