Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332 |
Resumo: | Objetivo: identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem no que tange ao trabalho colaborativo. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado em uma Faculdade de Curitiba –PR. Participaram 30 acadêmicos de enfermagem. Resultados: Através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias: trabalho colaborativo visto como trabalho em equipe; trabalho colaborativo entre a equipe de enfermagem: as áreas de utilização; tomada de decisões: compreensão dos acadêmicos; decisão compartilhada: compreensão dos acadêmicos. Considerações finais: a colaboração abre um espaço de crescimento e valorização positiva para os indivíduos, pois além de obter resultados diferenciados em relação com aqueles obtidos mediante esforço individual, a relação entre os membros do grupo opera sobre uma dependência construtiva em termos de valorização do outro. |
id |
UNIRIO-2_d032a1a4cdda36159894b8ad2a42caa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/4332 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative workAmbiente de TrabalhoEnfermagemEducação em enfermagemTrabalho ColaborativoObjetivo: identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem no que tange ao trabalho colaborativo. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado em uma Faculdade de Curitiba –PR. Participaram 30 acadêmicos de enfermagem. Resultados: Através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias: trabalho colaborativo visto como trabalho em equipe; trabalho colaborativo entre a equipe de enfermagem: as áreas de utilização; tomada de decisões: compreensão dos acadêmicos; decisão compartilhada: compreensão dos acadêmicos. Considerações finais: a colaboração abre um espaço de crescimento e valorização positiva para os indivíduos, pois além de obter resultados diferenciados em relação com aqueles obtidos mediante esforço individual, a relação entre os membros do grupo opera sobre uma dependência construtiva em termos de valorização do outro.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresqualitativa, entrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/433210.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 3 (2016); 4796-4802Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 3 (2016); 4796-4802Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 3 (2016); 4796-48022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaveião, CristianoPeres, Aida MarisVisentin, AngelitaBrey, ChristianeXavier, Ana Paula Silvériode Olivera, Juliana Becker2016-08-11T09:56:00Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/4332Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-08-11T09:56Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
title |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
spellingShingle |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work Caveião, Cristiano Ambiente de Trabalho Enfermagem Educação em enfermagem Trabalho Colaborativo Caveião, Cristiano Ambiente de Trabalho Enfermagem Educação em enfermagem Trabalho Colaborativo |
title_short |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
title_full |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
title_fullStr |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
title_full_unstemmed |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
title_sort |
Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work |
author |
Caveião, Cristiano |
author_facet |
Caveião, Cristiano Caveião, Cristiano Peres, Aida Maris Visentin, Angelita Brey, Christiane Xavier, Ana Paula Silvério de Olivera, Juliana Becker Peres, Aida Maris Visentin, Angelita Brey, Christiane Xavier, Ana Paula Silvério de Olivera, Juliana Becker |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Aida Maris Visentin, Angelita Brey, Christiane Xavier, Ana Paula Silvério de Olivera, Juliana Becker |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caveião, Cristiano Peres, Aida Maris Visentin, Angelita Brey, Christiane Xavier, Ana Paula Silvério de Olivera, Juliana Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de Trabalho Enfermagem Educação em enfermagem Trabalho Colaborativo |
topic |
Ambiente de Trabalho Enfermagem Educação em enfermagem Trabalho Colaborativo |
description |
Objetivo: identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem no que tange ao trabalho colaborativo. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado em uma Faculdade de Curitiba –PR. Participaram 30 acadêmicos de enfermagem. Resultados: Através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias: trabalho colaborativo visto como trabalho em equipe; trabalho colaborativo entre a equipe de enfermagem: as áreas de utilização; tomada de decisões: compreensão dos acadêmicos; decisão compartilhada: compreensão dos acadêmicos. Considerações finais: a colaboração abre um espaço de crescimento e valorização positiva para os indivíduos, pois além de obter resultados diferenciados em relação com aqueles obtidos mediante esforço individual, a relação entre os membros do grupo opera sobre uma dependência construtiva em termos de valorização do outro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares qualitativa, entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332 10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 3 (2016); 4796-4802 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 3 (2016); 4796-4802 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 3 (2016); 4796-4802 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181795618095104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802 |