Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caveião, Cristiano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Peres, Aida Maris, Visentin, Angelita, Brey, Christiane, Xavier, Ana Paula Silvério, de Olivera, Juliana Becker
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332
Resumo: Objetivo: identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem no que tange ao trabalho colaborativo. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado em uma Faculdade de Curitiba –PR. Participaram 30 acadêmicos de enfermagem. Resultados: Através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias: trabalho colaborativo visto como trabalho em equipe; trabalho colaborativo entre a equipe de enfermagem: as áreas de utilização; tomada de decisões: compreensão dos acadêmicos; decisão compartilhada: compreensão dos acadêmicos. Considerações finais: a colaboração abre um espaço de crescimento e valorização positiva para os indivíduos, pois além de obter resultados diferenciados em relação com aqueles obtidos mediante esforço individual, a relação entre os membros do grupo opera sobre uma dependência construtiva em termos de valorização do outro.
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