Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547 |
Resumo: | Objetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso. |
id |
UNIRIO-2_d3fd15b61d6c0830221fbf106fd2a648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/10547 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagemEsgotamento psicológicoEnfermagemEstudantes de enfermagemSaúde mentalUniversidade.Esgotamento PsicológicoObjetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1054710.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1596-16022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10663https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10664Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Roberto Nascimento deBarbosa, Amanda FukuyoshiPacheco, Gabriele Batista Ferreira2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/10547Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
title |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
spellingShingle |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem Albuquerque, Roberto Nascimento de Esgotamento psicológico Enfermagem Estudantes de enfermagem Saúde mental Universidade. Esgotamento Psicológico |
title_short |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
title_full |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
title_fullStr |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
title_sort |
Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem |
author |
Albuquerque, Roberto Nascimento de |
author_facet |
Albuquerque, Roberto Nascimento de Barbosa, Amanda Fukuyoshi Pacheco, Gabriele Batista Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Amanda Fukuyoshi Pacheco, Gabriele Batista Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Roberto Nascimento de Barbosa, Amanda Fukuyoshi Pacheco, Gabriele Batista Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esgotamento psicológico Enfermagem Estudantes de enfermagem Saúde mental Universidade. Esgotamento Psicológico |
topic |
Esgotamento psicológico Enfermagem Estudantes de enfermagem Saúde mental Universidade. Esgotamento Psicológico |
description |
Objetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10663 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1596-1602 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218886307577856 |