THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/580 |
Resumo: | O ensino de enfermagem psiquiátrica no Asilo Psiquiátrico na atualidade permite identificar o processo de aprendizado no cenário da exclusão e do isolamento Objetivo: Identificar os desafios do campo de prática em saúde mental na produção de conhecimento acerca do impacto da mudança do olhar estigmatizado para o humanizado sobre os asilados psiquiátricos. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, que se configura em um relato de experiência diante do cenário do asilo psiquiátrico no período de 10 de novembro a 15 de dezembro de 2009, com utilização de diário de campo e observação participante. Resultados: Observamos foco no cuidado do corpo e na atuação de enfermagem com relação a caracterização do cliente; a especificidade e o receio no tratamento; a preocupação em conhecer o ambiente; preocupação com atividades da disciplina antes e durante o período de ensino prático. Após este momento a percepção dos acadêmicos se deu de forma humanizada com relação ao cuidado de enfermagem aos asilados psiquiátricos, não preconceituosa concernente a estes e não estigmatizada alusivo ao mundo psiquiátrico. Conclusão: A produção de sentido e de conhecimento para a formação do aluno de enfermagem psiquiátrica também se configura no cenário asilar psiquiátrico, levando reflexão do potencial de desmistificação a que se propõe os docentes desta área. |
id |
UNIRIO-2_e24118955df0bd9f7f867cf2953d156f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/580 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAYEnfermagem. Saúde Mental. Humanização da Assistência.O ensino de enfermagem psiquiátrica no Asilo Psiquiátrico na atualidade permite identificar o processo de aprendizado no cenário da exclusão e do isolamento Objetivo: Identificar os desafios do campo de prática em saúde mental na produção de conhecimento acerca do impacto da mudança do olhar estigmatizado para o humanizado sobre os asilados psiquiátricos. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, que se configura em um relato de experiência diante do cenário do asilo psiquiátrico no período de 10 de novembro a 15 de dezembro de 2009, com utilização de diário de campo e observação participante. Resultados: Observamos foco no cuidado do corpo e na atuação de enfermagem com relação a caracterização do cliente; a especificidade e o receio no tratamento; a preocupação em conhecer o ambiente; preocupação com atividades da disciplina antes e durante o período de ensino prático. Após este momento a percepção dos acadêmicos se deu de forma humanizada com relação ao cuidado de enfermagem aos asilados psiquiátricos, não preconceituosa concernente a estes e não estigmatizada alusivo ao mundo psiquiátrico. Conclusão: A produção de sentido e de conhecimento para a formação do aluno de enfermagem psiquiátrica também se configura no cenário asilar psiquiátrico, levando reflexão do potencial de desmistificação a que se propõe os docentes desta área.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/58010.9789/2175-5361.2010.v2i4.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 4 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 4 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 4 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/580/pdf_142Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Gabrielle Dias da Silva Correa daBarcelos, Isabel Cristina Ribeiro RegazziColoda, Rafaela Gonzales2024-01-12T14:08:09Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/580Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:09Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
title |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
spellingShingle |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY Rocha, Gabrielle Dias da Silva Correa da Enfermagem. Saúde Mental. Humanização da Assistência. |
title_short |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
title_full |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
title_fullStr |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
title_full_unstemmed |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
title_sort |
THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY |
author |
Rocha, Gabrielle Dias da Silva Correa da |
author_facet |
Rocha, Gabrielle Dias da Silva Correa da Barcelos, Isabel Cristina Ribeiro Regazzi Coloda, Rafaela Gonzales |
author_role |
author |
author2 |
Barcelos, Isabel Cristina Ribeiro Regazzi Coloda, Rafaela Gonzales |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Gabrielle Dias da Silva Correa da Barcelos, Isabel Cristina Ribeiro Regazzi Coloda, Rafaela Gonzales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem. Saúde Mental. Humanização da Assistência. |
topic |
Enfermagem. Saúde Mental. Humanização da Assistência. |
description |
O ensino de enfermagem psiquiátrica no Asilo Psiquiátrico na atualidade permite identificar o processo de aprendizado no cenário da exclusão e do isolamento Objetivo: Identificar os desafios do campo de prática em saúde mental na produção de conhecimento acerca do impacto da mudança do olhar estigmatizado para o humanizado sobre os asilados psiquiátricos. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, que se configura em um relato de experiência diante do cenário do asilo psiquiátrico no período de 10 de novembro a 15 de dezembro de 2009, com utilização de diário de campo e observação participante. Resultados: Observamos foco no cuidado do corpo e na atuação de enfermagem com relação a caracterização do cliente; a especificidade e o receio no tratamento; a preocupação em conhecer o ambiente; preocupação com atividades da disciplina antes e durante o período de ensino prático. Após este momento a percepção dos acadêmicos se deu de forma humanizada com relação ao cuidado de enfermagem aos asilados psiquiátricos, não preconceituosa concernente a estes e não estigmatizada alusivo ao mundo psiquiátrico. Conclusão: A produção de sentido e de conhecimento para a formação do aluno de enfermagem psiquiátrica também se configura no cenário asilar psiquiátrico, levando reflexão do potencial de desmistificação a que se propõe os docentes desta área. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/580 10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%p |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/580 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/580/pdf_142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 4 (2010) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 4 (2010) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 4 (2010) 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218873244418048 |