Primer Drama - A Technical Education Product

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marilei de Melo Tavares e
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tavares, Claudia Mara de Melo, Gama, Linda Nice, Passos, Joanir Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029
Resumo: O presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagem
id UNIRIO-2_e7cee385bf1431b7e6d9c32785cfce48
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5029
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Primer Drama - A Technical Education ProductEnfermagemEstratégiasEnsinoO presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagemUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/502910.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 4 (2015); 3543-3553Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 4 (2015); 3543-3553Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 4 (2015); 3543-35532175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1749https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1750Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marilei de Melo Tavares eTavares, Claudia Mara de MeloGama, Linda NicePassos, Joanir Pereira2015-10-02T09:45:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5029Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-10-02T09:45:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Primer Drama - A Technical Education Product
title Primer Drama - A Technical Education Product
spellingShingle Primer Drama - A Technical Education Product
Souza, Marilei de Melo Tavares e
Enfermagem
Estratégias
Ensino
title_short Primer Drama - A Technical Education Product
title_full Primer Drama - A Technical Education Product
title_fullStr Primer Drama - A Technical Education Product
title_full_unstemmed Primer Drama - A Technical Education Product
title_sort Primer Drama - A Technical Education Product
author Souza, Marilei de Melo Tavares e
author_facet Souza, Marilei de Melo Tavares e
Tavares, Claudia Mara de Melo
Gama, Linda Nice
Passos, Joanir Pereira
author_role author
author2 Tavares, Claudia Mara de Melo
Gama, Linda Nice
Passos, Joanir Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marilei de Melo Tavares e
Tavares, Claudia Mara de Melo
Gama, Linda Nice
Passos, Joanir Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estratégias
Ensino
topic Enfermagem
Estratégias
Ensino
description O presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagem
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029
10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1749
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 4 (2015); 3543-3553
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 4 (2015); 3543-3553
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 4 (2015); 3543-3553
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218880895877120