Primer Drama - A Technical Education Product
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029 |
Resumo: | O presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagem |
id |
UNIRIO-2_e7cee385bf1431b7e6d9c32785cfce48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5029 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Primer Drama - A Technical Education ProductEnfermagemEstratégiasEnsinoO presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagemUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/502910.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 4 (2015); 3543-3553Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 4 (2015); 3543-3553Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 4 (2015); 3543-35532175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1749https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1750Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marilei de Melo Tavares eTavares, Claudia Mara de MeloGama, Linda NicePassos, Joanir Pereira2015-10-02T09:45:23Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5029Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-10-02T09:45:23Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Primer Drama - A Technical Education Product |
title |
Primer Drama - A Technical Education Product |
spellingShingle |
Primer Drama - A Technical Education Product Souza, Marilei de Melo Tavares e Enfermagem Estratégias Ensino |
title_short |
Primer Drama - A Technical Education Product |
title_full |
Primer Drama - A Technical Education Product |
title_fullStr |
Primer Drama - A Technical Education Product |
title_full_unstemmed |
Primer Drama - A Technical Education Product |
title_sort |
Primer Drama - A Technical Education Product |
author |
Souza, Marilei de Melo Tavares e |
author_facet |
Souza, Marilei de Melo Tavares e Tavares, Claudia Mara de Melo Gama, Linda Nice Passos, Joanir Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Claudia Mara de Melo Gama, Linda Nice Passos, Joanir Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marilei de Melo Tavares e Tavares, Claudia Mara de Melo Gama, Linda Nice Passos, Joanir Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estratégias Ensino |
topic |
Enfermagem Estratégias Ensino |
description |
O presente artigo refere-se a uma estratégia de ensino que visa promover reflexão sobre o trabalho de enfermagem. A experiência constitui na cartilha inspirada em atividade de ensino com uso da dramatização, enquanto produto técnico-educativo. Objetivo: contribuir na formação de enfermeiros, com uso da dramatização como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Método: pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo dos dados, com uma perspectiva teórica sobre o uso da dramatização com estratégia de ensino. Resultado: compreende-se que o processo de análise da dramatização deve ser tomado pela expressão de sentidos de natureza coletiva, evitando-se análise de cunho individual. A interpretação deve respeitar os limites do tema pactuado com o grupo, valorizando-se a história e características locais do grupo. Conclusão: a cartilha dramatização enquanto produto técnico, numa perspectiva educativa contribui, pois favorece a promoção da saúde, atentando para o fato que é preciso incentivar a utilização da dramatização enquanto estratégia pedagógica na formação profissional em enfermagem |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029 10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3543-3553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1749 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5029/pdf_1750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 4 (2015); 3543-3553 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 4 (2015); 3543-3553 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 4 (2015); 3543-3553 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218880895877120 |