Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306 |
Resumo: | Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. |
id |
UNIRIO-2_ee92446454c3bcb62aa90a4ddcb30a88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/9306 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiroObjetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/930610.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 553-5592175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Karolline Giovannda de SousaBrito, Maria da Conceição CoelhoMoita, Marina PereiraSilva, Maria Adelane Monteiro daAguiar, Francisca Alanny Rocha2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/9306Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
spellingShingle |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro Viana, Karolline Giovannda de Sousa Viana, Karolline Giovannda de Sousa |
title_short |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_full |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_fullStr |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_sort |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
author |
Viana, Karolline Giovannda de Sousa |
author_facet |
Viana, Karolline Giovannda de Sousa Viana, Karolline Giovannda de Sousa Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Karolline Giovannda de Sousa Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha |
description |
Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 553-559 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822179187527516160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306 |