Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Karolline Giovannda de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Maria da Conceição Coelho, Moita, Marina Pereira, Silva, Maria Adelane Monteiro da, Aguiar, Francisca Alanny Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306
Resumo: Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos.
id UNIRIO-2_ee92446454c3bcb62aa90a4ddcb30a88
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/9306
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiroObjetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/930610.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 553-5592175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Karolline Giovannda de SousaBrito, Maria da Conceição CoelhoMoita, Marina PereiraSilva, Maria Adelane Monteiro daAguiar, Francisca Alanny Rocha2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/9306Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
title Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
spellingShingle Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
Viana, Karolline Giovannda de Sousa
Viana, Karolline Giovannda de Sousa
title_short Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
title_full Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
title_fullStr Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
title_full_unstemmed Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
title_sort Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
author Viana, Karolline Giovannda de Sousa
author_facet Viana, Karolline Giovannda de Sousa
Viana, Karolline Giovannda de Sousa
Brito, Maria da Conceição Coelho
Moita, Marina Pereira
Silva, Maria Adelane Monteiro da
Aguiar, Francisca Alanny Rocha
Brito, Maria da Conceição Coelho
Moita, Marina Pereira
Silva, Maria Adelane Monteiro da
Aguiar, Francisca Alanny Rocha
author_role author
author2 Brito, Maria da Conceição Coelho
Moita, Marina Pereira
Silva, Maria Adelane Monteiro da
Aguiar, Francisca Alanny Rocha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Karolline Giovannda de Sousa
Brito, Maria da Conceição Coelho
Moita, Marina Pereira
Silva, Maria Adelane Monteiro da
Aguiar, Francisca Alanny Rocha
description Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 553-559
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822179187527516160
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306