Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnorr, Thiago Heitor da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22770
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo do marketing no setor do esporte, e as ferramentas que contribuem para a construção e desenvolvimento de uma marca. Analisa como a marca Olympikus se coloca diante das oportunidades geradas para dois eventos importantes que acontecerão no Brasil: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, além dos eventos que os precedem em outras capitais no mundo. Através de uma abordagem qualitativa, faz uma pesquisa exploratória, que busca entender as estratégias de comunicação publicitária e de marketing com informações dispostas pelo Gerente de Marketing da Olympikus, e pelo Planejador Masculinas Azaleia/DCS. Autores como Philip Kotler e Rafael Sampaio são utilizados para abordar teoricamente os temas propostos.
id UFRGS-2_edfd39eb9459ef8332df75f831ba0201
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22770
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schnorr, Thiago Heitor da CostaPiedras, Elisa Reinhardt2010-05-22T04:17:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/22770000740738Este trabalho apresenta um estudo do marketing no setor do esporte, e as ferramentas que contribuem para a construção e desenvolvimento de uma marca. Analisa como a marca Olympikus se coloca diante das oportunidades geradas para dois eventos importantes que acontecerão no Brasil: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, além dos eventos que os precedem em outras capitais no mundo. Através de uma abordagem qualitativa, faz uma pesquisa exploratória, que busca entender as estratégias de comunicação publicitária e de marketing com informações dispostas pelo Gerente de Marketing da Olympikus, e pelo Planejador Masculinas Azaleia/DCS. Autores como Philip Kotler e Rafael Sampaio são utilizados para abordar teoricamente os temas propostos.The search presents a study of marketing in the sports sector, and its tools which contribute to the construction and development of a brand. Analyzes how the brand Olympikus stands before the opportunities generated for two important events that happen in Brazil: the World Cup in 2014 and the Olympic Games in Rio de Janeiro in 2016, and the events that precede them around others important capitals in the world. Through a qualitative approach, do a search exploratory, seeking to understand the strategies of communication and publicity marketing with information prepared by the Marketing Manager of Olympikus, and the Planner Azaleia/DCS. Authors such as Philip Kotler and Rafael Sampaio are utilized to address theoretically the proposed themes.application/pdfporMarketing esportivoMarketingSportPlanningWorld CupOlympic GamesOlympikusMarketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740738.pdf000740738.pdfTexto completoapplication/pdf665839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22770/1/000740738.pdfdf0d0ef64becd3e0272cafb57fb372bdMD51TEXT000740738.pdf.txt000740738.pdf.txtExtracted Texttext/plain108463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22770/2/000740738.pdf.txtfd79a2e99913b13d350120ca5bb9b408MD52THUMBNAIL000740738.pdf.jpg000740738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22770/3/000740738.pdf.jpgbc308ced20922757cb0471fb9716adc8MD5310183/227702018-10-17 07:56:58.863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:56:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
title Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
spellingShingle Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
Schnorr, Thiago Heitor da Costa
Marketing esportivo
Marketing
Sport
Planning
World Cup
Olympic Games
Olympikus
title_short Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
title_full Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
title_fullStr Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
title_full_unstemmed Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
title_sort Marketing no setor de esporte : oportunidades vislumbradas pela marca olympikus para a copa do mundo e as olimpíadas
author Schnorr, Thiago Heitor da Costa
author_facet Schnorr, Thiago Heitor da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnorr, Thiago Heitor da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
topic Marketing esportivo
Marketing
Sport
Planning
World Cup
Olympic Games
Olympikus
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Sport
Planning
World Cup
Olympic Games
Olympikus
description Este trabalho apresenta um estudo do marketing no setor do esporte, e as ferramentas que contribuem para a construção e desenvolvimento de uma marca. Analisa como a marca Olympikus se coloca diante das oportunidades geradas para dois eventos importantes que acontecerão no Brasil: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, além dos eventos que os precedem em outras capitais no mundo. Através de uma abordagem qualitativa, faz uma pesquisa exploratória, que busca entender as estratégias de comunicação publicitária e de marketing com informações dispostas pelo Gerente de Marketing da Olympikus, e pelo Planejador Masculinas Azaleia/DCS. Autores como Philip Kotler e Rafael Sampaio são utilizados para abordar teoricamente os temas propostos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-22T04:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22770
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740738
url http://hdl.handle.net/10183/22770
identifier_str_mv 000740738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22770/1/000740738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22770/2/000740738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22770/3/000740738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df0d0ef64becd3e0272cafb57fb372bd
fd79a2e99913b13d350120ca5bb9b408
bc308ced20922757cb0471fb9716adc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394400333824