Knowledge and practices of nursing teachers about diagnosis of human responses
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3573 |
Resumo: | Objetivo: Objetivou-se discutir os saberes e práticas dos docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o diagnóstico de respostas humanas. Métodos: Estudo qualitativo, realizado durante os anos de 2010 e 2012, com catorze docentes da graduação em enfermagem, atuantes em uma Faculdade localizada na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Os dados foram coletados através de uma entrevista, mediante a assinatura do termo de anuência pelos participantes. Resultados: Os sujeitos concebem o diagnóstico como o julgamento clínico do enfermeiro sobre as necessidades humanas básicas do indivíduo. Os docentes inserem o tema do diagnóstico as suas atividades pedagógicas, conforme as peculiaridades de cada disciplina curricular. Conclusão: Aventa-se que os docentes aprimorem os seus saberes sobre o diagnóstico de respostas humanas e introduzam, efetivamente, a temática ao seu fazer pedagógico. Descritores: Cuidados de Enfermagem, diagnóstico de Enfermagem, educação em enfermagem. |
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Knowledge and practices of nursing teachers about diagnosis of human responsesCuidados de Enfermagemdiagnóstico de Enfermagemeducação em enfermagemRelevanteObjetivo: Objetivou-se discutir os saberes e práticas dos docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o diagnóstico de respostas humanas. Métodos: Estudo qualitativo, realizado durante os anos de 2010 e 2012, com catorze docentes da graduação em enfermagem, atuantes em uma Faculdade localizada na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Os dados foram coletados através de uma entrevista, mediante a assinatura do termo de anuência pelos participantes. Resultados: Os sujeitos concebem o diagnóstico como o julgamento clínico do enfermeiro sobre as necessidades humanas básicas do indivíduo. Os docentes inserem o tema do diagnóstico as suas atividades pedagógicas, conforme as peculiaridades de cada disciplina curricular. Conclusão: Aventa-se que os docentes aprimorem os seus saberes sobre o diagnóstico de respostas humanas e introduzam, efetivamente, a temática ao seu fazer pedagógico. Descritores: Cuidados de Enfermagem, diagnóstico de Enfermagem, educação em enfermagem.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/357310.9789/2175-5361.2015.v7i2.2628-2638Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 2 (2015); 2628-2638Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 2628-2638Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 2 (2015); 2628-26382175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3573/pdf_1574https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3573/pdf_1575Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jamelson dos SantosLira, Ana Luisa Brandão de CarvalhoOliveira, Ana Márcia de2015-04-01T08:40:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3573Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-04-01T08:40:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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