The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950 |
Resumo: | Objetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido. |
id |
UNIRIO-2_fd0da4283b61a6e436821e66acdb9d40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/7950 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagemTecnologia educacionalEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemInstituições de Ensino SuperiorEnfermagemFormação em enfermagemObjetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresDescritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/795010.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 909-9142175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGadelha, Marília Moreira TorresAndrade, Mayara Evangelista deSilva, Jéssica Mayara AlmeidaBezerra, Isaura Carolina BrandãoCarmo, Andressa Pereira doFernandes, Marcelo Costa2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/7950Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
title |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
spellingShingle |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem Gadelha, Marília Moreira Torres Tecnologia educacional Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Instituições de Ensino Superior Enfermagem Formação em enfermagem |
title_short |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
title_full |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
title_fullStr |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
title_full_unstemmed |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
title_sort |
The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem |
author |
Gadelha, Marília Moreira Torres |
author_facet |
Gadelha, Marília Moreira Torres Andrade, Mayara Evangelista de Silva, Jéssica Mayara Almeida Bezerra, Isaura Carolina Brandão Carmo, Andressa Pereira do Fernandes, Marcelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Mayara Evangelista de Silva, Jéssica Mayara Almeida Bezerra, Isaura Carolina Brandão Carmo, Andressa Pereira do Fernandes, Marcelo Costa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadelha, Marília Moreira Torres Andrade, Mayara Evangelista de Silva, Jéssica Mayara Almeida Bezerra, Isaura Carolina Brandão Carmo, Andressa Pereira do Fernandes, Marcelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Instituições de Ensino Superior Enfermagem Formação em enfermagem |
topic |
Tecnologia educacional Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Instituições de Ensino Superior Enfermagem Formação em enfermagem |
description |
Objetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 909-914 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218884391829504 |