The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gadelha, Marília Moreira Torres
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Mayara Evangelista de, Silva, Jéssica Mayara Almeida, Bezerra, Isaura Carolina Brandão, Carmo, Andressa Pereira do, Fernandes, Marcelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950
Resumo: Objetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido.
id UNIRIO-2_fd0da4283b61a6e436821e66acdb9d40
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/7950
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagemTecnologia educacionalEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemInstituições de Ensino SuperiorEnfermagemFormação em enfermagemObjetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresDescritivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/795010.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 909-9142175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGadelha, Marília Moreira TorresAndrade, Mayara Evangelista deSilva, Jéssica Mayara AlmeidaBezerra, Isaura Carolina BrandãoCarmo, Andressa Pereira doFernandes, Marcelo Costa2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/7950Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
title The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
spellingShingle The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
Gadelha, Marília Moreira Torres
Tecnologia educacional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Enfermagem
Formação em enfermagem
title_short The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
title_full The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
title_fullStr The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
title_full_unstemmed The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
title_sort The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem
author Gadelha, Marília Moreira Torres
author_facet Gadelha, Marília Moreira Torres
Andrade, Mayara Evangelista de
Silva, Jéssica Mayara Almeida
Bezerra, Isaura Carolina Brandão
Carmo, Andressa Pereira do
Fernandes, Marcelo Costa
author_role author
author2 Andrade, Mayara Evangelista de
Silva, Jéssica Mayara Almeida
Bezerra, Isaura Carolina Brandão
Carmo, Andressa Pereira do
Fernandes, Marcelo Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gadelha, Marília Moreira Torres
Andrade, Mayara Evangelista de
Silva, Jéssica Mayara Almeida
Bezerra, Isaura Carolina Brandão
Carmo, Andressa Pereira do
Fernandes, Marcelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Enfermagem
Formação em enfermagem
topic Tecnologia educacional
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Enfermagem
Formação em enfermagem
description Objetivo: analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas. Métodos: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso. Resultados: os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais. Conclusão: surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7950/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 909-914
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 909-914
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218884391829504