O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabrielli,Joyce Maria Worschech
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pelá,Nilza Teresa Rotter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200007
Resumo: O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.
id USP-24_1ef661dcefa1927b4fa0bc5d18dee646
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342004000200007
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagemEnsinoDocente de enfermagemEstudantes de enfermagemO presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200007Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.2 2004reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342004000200007info:eu-repo/semantics/openAccessGabrielli,Joyce Maria WorschechPelá,Nilza Teresa Rotterpor2008-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342004000200007Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-11-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
title O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
spellingShingle O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
Gabrielli,Joyce Maria Worschech
Ensino
Docente de enfermagem
Estudantes de enfermagem
title_short O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
title_full O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
title_fullStr O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
title_full_unstemmed O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
title_sort O professor real e o ideal na visão de um grupo de graduandos de enfermagem
author Gabrielli,Joyce Maria Worschech
author_facet Gabrielli,Joyce Maria Worschech
Pelá,Nilza Teresa Rotter
author_role author
author2 Pelá,Nilza Teresa Rotter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabrielli,Joyce Maria Worschech
Pelá,Nilza Teresa Rotter
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Docente de enfermagem
Estudantes de enfermagem
topic Ensino
Docente de enfermagem
Estudantes de enfermagem
description O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa não experimental, do tipo "survey". Busca contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o ensino de enfermagem caracterizando o professor real e o idealizado por um grupo de graduandos de enfermagem, identificando a área mais valorizada pelo aluno de enfermagem no desempenho docente: afetiva ou relacionada ao domínio teórico-prático do conhecimento específico e aos aspectos didático-pedagógicos, bem como identificando diferenças de atitudes entre os graduandos em relação à essa valorização. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 69 graduandos de duas escolas distintas. Concluiu-se que os aspectos afetivos da relação professor-aluno são mediadores para que, através do domínio tanto do conteúdo da disciplina, como dos aspectos didático-pedagógicos pelos docentes, o processo ensino-aprendizagem se concretize com sucesso.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342004000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342004000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.38 n.2 2004
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531306872832