Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/11253 |
Resumo: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02. |
id |
UNIRIO_342b1d17c27f3c741ebc200729884120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/11253 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humanaIntegral Education: course and ideals about human development formationCIÊNCIAS HUMANASEDUCAÇÃOIntegral educationFull-time educationHuman development formationEducação integralEducação em tempo integralFormação humanaDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02.n/aNowadays much is attributed to school, for its role on "forming citizens." Each time more gaps widen between social classes and the way in which modern societies are walking, in a capitalist logic way, their path seems to continue to be guided by prognoses of inequality fortification and of suppression of the democratic principles. Since its foundation, the school has been put in challenge. And in the current political and social environment, the integral education has been entered as a proposal to achieve significant improvements in the Brazilian public education. But what is the concept of integral education in the current political scenario? How is it considered in Brazil? What are the ideological origins of this thought? Questions like these point to the paths taken in this study, which had as its main objective to reflect about the different conceptions that underlie the integral education, consolidated throughout history and the possible references of these streams in the Brazilian educational thinking and as their specific objectives: (1) Carry out a theoretical research about the different conceptions of integral education found in historicity, since Greek ancient times to the post middle age period; (2) to investigate possible influences of these streams in reflections that get closer to the integral education and in full time Brazilian educational thinking during the twentieth century; and (3) Analyze integral education understanding in the Brazilian post-democratization educational scenario. Therefore, this research of qualitative and bibliographic nature, I take advantage of a wide framework with which I seek to dialogue with different streams of educational thinking. The conclusions reached have helped to identify how education has been used as an important tool for the hegemonic organization of the societies throughout history. Besides, the prospect of sociohistorical integral education understands the school as an institution that can be transformative of the reality that surrounds it and, beyond full-time, stimulatory of human being multiple potentialities.n/aHoje muito se atribui à escola, quanto ao seu papel de "formar cidadãos". Cada vez mais se ampliam abismos entre classes sociais e na forma com a qual caminham as sociedades modernas, de lógica capitalista, o percurso parece continuar sendo guiado por prognósticos de fortificação de desigualdades e supressão de princípios democráticos. Desde sua criação, a escola vem sendo posta em xeque. E na atual conjuntura política e social, a educação integral tem sido inscrita como uma proposta de alcançar significativas melhoras na educação pública brasileira. Mas qual é a concepção de educação integral presente nas atuais políticas? Como ela é pensada no Brasil? Quais as matrizes ideológicas desse pensamento? Questões como estas apontam os caminhos percorridos no presente estudo, que teve, como objetivo geral, refletir sobre as diferentes concepções que embasam a educação integral, consolidadas ao longo da história e possíveis referências destas correntes no pensamento educacional brasileiro e, como objetivos específicos, (1) realizar uma investigação teórica acerca das diferentes concepções de educação integral encontradas na historicidade, desde a antiguidade grega até o período pós-idade média; (2) investigar possíveis influências destas correntes em reflexões que se aproximem da educação integral e(m) tempo integral no pensamento pedagógico brasileiro, durante o século XX; e (3) analisar compreensões de educação integral no cenário educacional brasileiro pós-redemocratização. Para tanto, nesta pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, lanço mão de um vasto referencial com o qual busco dialogar com diferentes correntes de pensamento educacional. As conclusões alcançadas permitiram identificar o quanto a educação vem sendo utilizada como uma ferramenta importante para a estruturação hegemônica das sociedades, ao longo da história. Além disso, a perspectiva de educação integral socioistórica, entende a escola como uma instituição que pode ser transformadora da realidade que a cerca e, para além do tempo integral, estimuladora de múltiplas potencialidades dos seres humanos.Bernardo, Elisangela da SilvaMartins, Angela Maria SouzaBernardo, Elisangela da SilvaSouza, Angela Maria SouzaAlcântara, Alzira BatalhaCoelho, Lígia Martha Coimbra da CostaSousa, Gustavo José Albino de2018-03-06T23:22:52Z2018-03-06T23:22:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/unirio/11253info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-03-06T23:22:52Zoai:localhost:unirio/11253Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:18.917765Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana Integral Education: course and ideals about human development formation |
title |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
spellingShingle |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana Sousa, Gustavo José Albino de CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO Integral education Full-time education Human development formation Educação integral Educação em tempo integral Formação humana |
title_short |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
title_full |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
title_fullStr |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
title_full_unstemmed |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
title_sort |
Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana |
author |
Sousa, Gustavo José Albino de |
author_facet |
Sousa, Gustavo José Albino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardo, Elisangela da Silva Martins, Angela Maria Souza Bernardo, Elisangela da Silva Souza, Angela Maria Souza Alcântara, Alzira Batalha Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Gustavo José Albino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO Integral education Full-time education Human development formation Educação integral Educação em tempo integral Formação humana |
topic |
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO Integral education Full-time education Human development formation Educação integral Educação em tempo integral Formação humana |
description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-03-06T23:22:52Z 2018-03-06T23:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/unirio/11253 |
identifier_str_mv |
OUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/11253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726435291299840 |