Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gustavo José Albino de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/11253
Resumo: Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02.
id UNIRIO_342b1d17c27f3c741ebc200729884120
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/11253
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling Educação integral : percursos e ideias sobre formação humanaIntegral Education: course and ideals about human development formationCIÊNCIAS HUMANASEDUCAÇÃOIntegral educationFull-time educationHuman development formationEducação integralEducação em tempo integralFormação humanaDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02.n/aNowadays much is attributed to school, for its role on "forming citizens." Each time more gaps widen between social classes and the way in which modern societies are walking, in a capitalist logic way, their path seems to continue to be guided by prognoses of inequality fortification and of suppression of the democratic principles. Since its foundation, the school has been put in challenge. And in the current political and social environment, the integral education has been entered as a proposal to achieve significant improvements in the Brazilian public education. But what is the concept of integral education in the current political scenario? How is it considered in Brazil? What are the ideological origins of this thought? Questions like these point to the paths taken in this study, which had as its main objective to reflect about the different conceptions that underlie the integral education, consolidated throughout history and the possible references of these streams in the Brazilian educational thinking and as their specific objectives: (1) Carry out a theoretical research about the different conceptions of integral education found in historicity, since Greek ancient times to the post middle age period; (2) to investigate possible influences of these streams in reflections that get closer to the integral education and in full time Brazilian educational thinking during the twentieth century; and (3) Analyze integral education understanding in the Brazilian post-democratization educational scenario. Therefore, this research of qualitative and bibliographic nature, I take advantage of a wide framework with which I seek to dialogue with different streams of educational thinking. The conclusions reached have helped to identify how education has been used as an important tool for the hegemonic organization of the societies throughout history. Besides, the prospect of sociohistorical integral education understands the school as an institution that can be transformative of the reality that surrounds it and, beyond full-time, stimulatory of human being multiple potentialities.n/aHoje muito se atribui à escola, quanto ao seu papel de "formar cidadãos". Cada vez mais se ampliam abismos entre classes sociais e na forma com a qual caminham as sociedades modernas, de lógica capitalista, o percurso parece continuar sendo guiado por prognósticos de fortificação de desigualdades e supressão de princípios democráticos. Desde sua criação, a escola vem sendo posta em xeque. E na atual conjuntura política e social, a educação integral tem sido inscrita como uma proposta de alcançar significativas melhoras na educação pública brasileira. Mas qual é a concepção de educação integral presente nas atuais políticas? Como ela é pensada no Brasil? Quais as matrizes ideológicas desse pensamento? Questões como estas apontam os caminhos percorridos no presente estudo, que teve, como objetivo geral, refletir sobre as diferentes concepções que embasam a educação integral, consolidadas ao longo da história e possíveis referências destas correntes no pensamento educacional brasileiro e, como objetivos específicos, (1) realizar uma investigação teórica acerca das diferentes concepções de educação integral encontradas na historicidade, desde a antiguidade grega até o período pós-idade média; (2) investigar possíveis influências destas correntes em reflexões que se aproximem da educação integral e(m) tempo integral no pensamento pedagógico brasileiro, durante o século XX; e (3) analisar compreensões de educação integral no cenário educacional brasileiro pós-redemocratização. Para tanto, nesta pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, lanço mão de um vasto referencial com o qual busco dialogar com diferentes correntes de pensamento educacional. As conclusões alcançadas permitiram identificar o quanto a educação vem sendo utilizada como uma ferramenta importante para a estruturação hegemônica das sociedades, ao longo da história. Além disso, a perspectiva de educação integral socioistórica, entende a escola como uma instituição que pode ser transformadora da realidade que a cerca e, para além do tempo integral, estimuladora de múltiplas potencialidades dos seres humanos.Bernardo, Elisangela da SilvaMartins, Angela Maria SouzaBernardo, Elisangela da SilvaSouza, Angela Maria SouzaAlcântara, Alzira BatalhaCoelho, Lígia Martha Coimbra da CostaSousa, Gustavo José Albino de2018-03-06T23:22:52Z2018-03-06T23:22:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/unirio/11253info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-03-06T23:22:52Zoai:localhost:unirio/11253Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:18.917765Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
Integral Education: course and ideals about human development formation
title Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
spellingShingle Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
Sousa, Gustavo José Albino de
CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
Integral education
Full-time education
Human development formation
Educação integral
Educação em tempo integral
Formação humana
title_short Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
title_full Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
title_fullStr Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
title_full_unstemmed Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
title_sort Educação integral : percursos e ideias sobre formação humana
author Sousa, Gustavo José Albino de
author_facet Sousa, Gustavo José Albino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Elisangela da Silva
Martins, Angela Maria Souza
Bernardo, Elisangela da Silva
Souza, Angela Maria Souza
Alcântara, Alzira Batalha
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gustavo José Albino de
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
Integral education
Full-time education
Human development formation
Educação integral
Educação em tempo integral
Formação humana
topic CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO
Integral education
Full-time education
Human development formation
Educação integral
Educação em tempo integral
Formação humana
description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/02.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-03-06T23:22:52Z
2018-03-06T23:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/unirio/11253
identifier_str_mv OUSA, Gustavo José Albino de. Educação integral: percursos e ideias sobre formação humana. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/unirio/11253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726435291299840