Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Cristina Martins da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/12021
Resumo: Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/20.
id UNIRIO_38cfe0323fdfda780fc4d78341423efa
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/12021
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagemCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRACIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOSocial PresenceSocial NetworkingDistance Learning (ODL)MentoringSocial network analysisPresença SocialRedes sociaisEducação a Distância (EAD)TutoriaAnálise de redes sociaisDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/20.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESTutors have many difficulties to carry out their activities in an online education environment, eg., evaluating the student, knowing the right tone to guide each student, promoting discussions, knowing the right time to interact or let students build knowledge alone. To help solving these problems, this research presents a way for tutor better understand the behavior of students, mapping profiles through the observation of interactions occurring in a group created for a class on Facebook. The procedures used were an automatic textual analysis of social presence based on the criteria of affection, interaction, cohesion and strength, as well as metrics for social network analysis (SNA) to see the interactions and connections of members in the social network. As instruments of data collection, we use the posts made in the group. After performing qualitative research through interviews online with students, it was possible to observe that the approach had good acceptance with these members and they believe that the built profile could represent them correctly. It is concluded that social presence and social network analysis are important factors to assist the student in the learning process and help the tutor to conduct their activities, in this type of education, guiding the planning of new actions in the class or course.n/aOs tutores encontram muitas dificuldades para desempenhar suas atividades num ambiente de educação online, como por exemplo, avaliar o aluno, saber o tom certo para guiar cada aluno, promover as discussões, saber o momento certo de interagir ou deixar que os alunos construam o conhecimento sozinhos. Para auxiliar na solução desses problemas, esta pesquisa apresenta uma forma do tutor conhecer melhor o comportamento dos alunos, mapeando perfis através da observação das interações ocorridas num grupo criado para uma disciplina no Facebook. Os procedimentos usados foram a análise textual automática da Presença Social com base nos critérios de afetividade, interatividade, coesão e força, bem como métricas de análise de rede social (ARS) para visualizar as interações e conexões dos membros na rede social. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos as postagens realizadas no grupo. Após realização de pesquisa qualitativa através de entrevistas online com os alunos foi observado que a abordagem teve boa aceitação entre estes membros e os mesmos acreditam que o perfil construído conseguiu representá-los corretamente. Conclui-se ainda que os tutores consideram que a presença social e a análise de redes sociais são fatores importantes para auxiliar suas atividades de tutoria, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do Curso.Siqueira, Sean Wolfgand MatsuiSiqueira, Sean Wolfgand MatsuiPimentel, MarianoSantos, Neide dosSilva, Vanessa Cristina Martins da2018-07-18T21:00:06Z2018-07-18T21:00:06Z2014-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Vanessa Cristina Martins da. Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais on-line utilizadas para ensino-aprendizagem. 2014. xi, 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/unirio/12021info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-07-18T21:00:06Zoai:localhost:unirio/12021Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:58:08.936717Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
title Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
spellingShingle Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
Silva, Vanessa Cristina Martins da
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Social Presence
Social Networking
Distance Learning (ODL)
Mentoring
Social network analysis
Presença Social
Redes sociais
Educação a Distância (EAD)
Tutoria
Análise de redes sociais
title_short Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
title_full Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
title_fullStr Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
title_sort Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais online utilizadas para ensino-aprendizagem
author Silva, Vanessa Cristina Martins da
author_facet Silva, Vanessa Cristina Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
Pimentel, Mariano
Santos, Neide dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Cristina Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Social Presence
Social Networking
Distance Learning (ODL)
Mentoring
Social network analysis
Presença Social
Redes sociais
Educação a Distância (EAD)
Tutoria
Análise de redes sociais
topic CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Social Presence
Social Networking
Distance Learning (ODL)
Mentoring
Social network analysis
Presença Social
Redes sociais
Educação a Distância (EAD)
Tutoria
Análise de redes sociais
description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2014/20.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
2018-07-18T21:00:06Z
2018-07-18T21:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vanessa Cristina Martins da. Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais on-line utilizadas para ensino-aprendizagem. 2014. xi, 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/unirio/12021
identifier_str_mv SILVA, Vanessa Cristina Martins da. Mapeamento de perfis de alunos em redes sociais on-line utilizadas para ensino-aprendizagem. 2014. xi, 102 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/unirio/12021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726439094484992