A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galo, Darío González
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/11220
Resumo: n/a
id UNIRIO_457217fd55845eed0a471d2acdfc4d9b
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/11220
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do atorLinguística, Letras e ArtesARTES CÊNICASCapoeira AngolaTraining of the actorActor trainingScenic creationFederico García LorcaCapoeira AngolaFormação do atorTreinamento do atorCriação cênicaFederico García Lorcan/an/aThis thesis aims to investigate the Capoeira Angola as a way for the formation, training and the scenic setting of the actor. For this purpose, two laboratories were conducted with actors at the School of Theatre UNIRIO in 2013, a process widely recorded, is in Annexes I, II and III. The elements of the game and sport, present in Capoeira Angola, were analyzed from studies of authors such as Johan Huizinga and Gerd Bornheim. The triple characterization of Capoeira Angola as play, fight and dance, provided tools for the formation and training of the actor, which covers different areas, like the body, musicality, voice, and text. The method involved the creation of scenic drafting scores with physical movements of Capoeira Angola arising on some scenes of the play Blood Wedding by Federico García Lorca. Through this empirical research we can say that the four aforementioned areas fundamental to the actor, can be worked using the tools offered by Capoeira Angola.n/aEsta dissertação visa investigar a Capoeira Angola como um caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. Para tanto, foram realizados dois Laboratórios com atores na Escola de Teatro da UNIRIO em 2013, cujo processo, amplamente registrado, encontra-se nos Anexos I, II e III. Os elementos do jogo e do esporte, presentes na Capoeira Angola, foram analisados a partir dos estudos de autores como Johan Huizinga e Gerd Bornheim. A tripla caracterização da Capoeira Angola como jogo, luta e dança, forneceu ferramentas para a formação e o treinamento do ator, que abrange áreas distintas, como o corpo, a musicalidade, a voz, e o texto. O método de criação cênica compreendeu a elaboração de partituras físicas com movimentos oriundos da Capoeira Angola, sobre algumas cenas da peça Bodas de sangue, de Federico García Lorca. Através desta pesquisa empírica é possível afirmar que as quatro áreas supracitadas, fundamentais para o ator, podem ser trabalhadas através das ferramentas oferecidas pela Capoeira Angola.Tavares, Joana Ribeiro da SilvaGalo, Darío González2018-03-05T21:27:57Z2018-03-05T21:27:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).http://hdl.handle.net/unirio/11220info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-03-05T21:27:57Zoai:localhost:unirio/11220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:16.681791Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
title A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
spellingShingle A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
Galo, Darío González
Linguística, Letras e Artes
ARTES CÊNICAS
Capoeira Angola
Training of the actor
Actor training
Scenic creation
Federico García Lorca
Capoeira Angola
Formação do ator
Treinamento do ator
Criação cênica
Federico García Lorca
title_short A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
title_full A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
title_fullStr A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
title_full_unstemmed A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
title_sort A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
author Galo, Darío González
author_facet Galo, Darío González
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Joana Ribeiro da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Galo, Darío González
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes
ARTES CÊNICAS
Capoeira Angola
Training of the actor
Actor training
Scenic creation
Federico García Lorca
Capoeira Angola
Formação do ator
Treinamento do ator
Criação cênica
Federico García Lorca
topic Linguística, Letras e Artes
ARTES CÊNICAS
Capoeira Angola
Training of the actor
Actor training
Scenic creation
Federico García Lorca
Capoeira Angola
Formação do ator
Treinamento do ator
Criação cênica
Federico García Lorca
description n/a
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-03-05T21:27:57Z
2018-03-05T21:27:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
http://hdl.handle.net/unirio/11220
identifier_str_mv GALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
url http://hdl.handle.net/unirio/11220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726435197976576