A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/11220 |
Resumo: | n/a |
id |
UNIRIO_457217fd55845eed0a471d2acdfc4d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/11220 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do atorLinguística, Letras e ArtesARTES CÊNICASCapoeira AngolaTraining of the actorActor trainingScenic creationFederico García LorcaCapoeira AngolaFormação do atorTreinamento do atorCriação cênicaFederico García Lorcan/an/aThis thesis aims to investigate the Capoeira Angola as a way for the formation, training and the scenic setting of the actor. For this purpose, two laboratories were conducted with actors at the School of Theatre UNIRIO in 2013, a process widely recorded, is in Annexes I, II and III. The elements of the game and sport, present in Capoeira Angola, were analyzed from studies of authors such as Johan Huizinga and Gerd Bornheim. The triple characterization of Capoeira Angola as play, fight and dance, provided tools for the formation and training of the actor, which covers different areas, like the body, musicality, voice, and text. The method involved the creation of scenic drafting scores with physical movements of Capoeira Angola arising on some scenes of the play Blood Wedding by Federico García Lorca. Through this empirical research we can say that the four aforementioned areas fundamental to the actor, can be worked using the tools offered by Capoeira Angola.n/aEsta dissertação visa investigar a Capoeira Angola como um caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. Para tanto, foram realizados dois Laboratórios com atores na Escola de Teatro da UNIRIO em 2013, cujo processo, amplamente registrado, encontra-se nos Anexos I, II e III. Os elementos do jogo e do esporte, presentes na Capoeira Angola, foram analisados a partir dos estudos de autores como Johan Huizinga e Gerd Bornheim. A tripla caracterização da Capoeira Angola como jogo, luta e dança, forneceu ferramentas para a formação e o treinamento do ator, que abrange áreas distintas, como o corpo, a musicalidade, a voz, e o texto. O método de criação cênica compreendeu a elaboração de partituras físicas com movimentos oriundos da Capoeira Angola, sobre algumas cenas da peça Bodas de sangue, de Federico García Lorca. Através desta pesquisa empírica é possível afirmar que as quatro áreas supracitadas, fundamentais para o ator, podem ser trabalhadas através das ferramentas oferecidas pela Capoeira Angola.Tavares, Joana Ribeiro da SilvaGalo, Darío González2018-03-05T21:27:57Z2018-03-05T21:27:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).http://hdl.handle.net/unirio/11220info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-03-05T21:27:57Zoai:localhost:unirio/11220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:16.681791Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
title |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
spellingShingle |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator Galo, Darío González Linguística, Letras e Artes ARTES CÊNICAS Capoeira Angola Training of the actor Actor training Scenic creation Federico García Lorca Capoeira Angola Formação do ator Treinamento do ator Criação cênica Federico García Lorca |
title_short |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
title_full |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
title_fullStr |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
title_full_unstemmed |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
title_sort |
A Capoeira Angola como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator |
author |
Galo, Darío González |
author_facet |
Galo, Darío González |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Joana Ribeiro da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galo, Darío González |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística, Letras e Artes ARTES CÊNICAS Capoeira Angola Training of the actor Actor training Scenic creation Federico García Lorca Capoeira Angola Formação do ator Treinamento do ator Criação cênica Federico García Lorca |
topic |
Linguística, Letras e Artes ARTES CÊNICAS Capoeira Angola Training of the actor Actor training Scenic creation Federico García Lorca Capoeira Angola Formação do ator Treinamento do ator Criação cênica Federico García Lorca |
description |
n/a |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-03-05T21:27:57Z 2018-03-05T21:27:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). http://hdl.handle.net/unirio/11220 |
identifier_str_mv |
GALO, Darío González. A capoeira angolana como caminho para a formação, o treinamento e a criação cênica do ator. 107 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/11220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726435197976576 |