O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Hórus |
Download full: | http://hdl.handle.net/unirio/11499 |
Summary: | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/06 |
id |
UNIRIO_71f474b481377c1f4fe2ecaa3a04543e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/11499 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola80305008 TEATROLinguística, Letras e ArtesTeaching of the TheaterTheater in educationTheatrical PlayEducationCinema and TheaterEnsino de TeatroTeatro EducaçãoJogo TeatralEducaçãoCinema e TeatroDissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/06n/aThis research analyses the application of a teaching method for theater in a public school in the state of Rio de Janeiro beginning with the use of motion pictures, specifically in its comic aspect, aiming an approximation between students and the language of the theater. Initially this analysis approaches the public school and its teaching and learning processes, aiming to delineate an overall view of the specific difficulties found by the teaching of theater in this context. Next, this inquiry describes the experiences and the exercises done with the motion picture in the classroom, mainly by way of the selection and analysys of some products of the filmography of Charles Chaplin, and the onward use of this experience for the development of the theatrical plays. In this process, the comedy mechanisms found in the motion pictures are analysed, as well as their application in improvisational games. Finally this research describes the processes of creation of scenic production of theater done by students of the sixth (6°) year submitted to theater workshop, making a reflection about the relevancy of the methodology applied.n/aEsta pesquisa estuda a aplicação de uma estratégia de ensino do teatro em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro a partir do uso do cinema, especificamente em seu viés cômico, visando à aproximação entre os alunos e a linguagem teatral. Inicialmente, esta análise aborda a escola pública e seus mecanismos de ensino e aprendizagem, buscando traçar um panorama das dificuldades específicas encontradas pelo ensino de teatro dentro deste contexto. Esta investigação relata, em seguida, as experiências e os exercícios realizados com o cinema em sala de aula, principalmente por meio da seleção e análise de alguns produtos da filmografia de Charles Chaplin e o uso progressivo desta experiência para o desenvolvimento do jogo teatral. Neste processo são analisados os mecanismos de comicidade encontrados nos filmes e sua aplicação em jogos de improvisação. Esta pesquisa, finalmente, relata os processos de construção de produtos cênicos realizados por alunos de 6º ano submetidos à oficina teatral, refletindo sobre a pertinência da metodologia empregada.Freitas, Lucia Helena deSouza, Ruidglan Barros de2018-04-13T15:34:29Z2019-01-012018-04-13T15:34:29Z2009-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Ruidglan Barros de. O desafio da cena: Estratégias pedagógicas para o ensino de teatro na escola. 2009. 128f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25039>. Acesso em: 12 abr. 2018.http://hdl.handle.net/unirio/11499info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-04-13T15:34:29Zoai:localhost:unirio/11499Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:30.495144Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
title |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
spellingShingle |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola Souza, Ruidglan Barros de 80305008 TEATRO Linguística, Letras e Artes Teaching of the Theater Theater in education Theatrical Play Education Cinema and Theater Ensino de Teatro Teatro Educação Jogo Teatral Educação Cinema e Teatro |
title_short |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
title_full |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
title_fullStr |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
title_full_unstemmed |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
title_sort |
O Desafio da Cena: Estratégia Pedagógica para o Teatro na Escola |
author |
Souza, Ruidglan Barros de |
author_facet |
Souza, Ruidglan Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Lucia Helena de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ruidglan Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
80305008 TEATRO Linguística, Letras e Artes Teaching of the Theater Theater in education Theatrical Play Education Cinema and Theater Ensino de Teatro Teatro Educação Jogo Teatral Educação Cinema e Teatro |
topic |
80305008 TEATRO Linguística, Letras e Artes Teaching of the Theater Theater in education Theatrical Play Education Cinema and Theater Ensino de Teatro Teatro Educação Jogo Teatral Educação Cinema e Teatro |
description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/06 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10 2018-04-13T15:34:29Z 2018-04-13T15:34:29Z 2019-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ruidglan Barros de. O desafio da cena: Estratégias pedagógicas para o ensino de teatro na escola. 2009. 128f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25039>. Acesso em: 12 abr. 2018. http://hdl.handle.net/unirio/11499 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ruidglan Barros de. O desafio da cena: Estratégias pedagógicas para o ensino de teatro na escola. 2009. 128f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25039>. Acesso em: 12 abr. 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/11499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726436390207488 |