Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Educação |
Texto Completo: | https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11 |
Resumo: | O ensino de Ciências Naturais constitui um campo de conhecimento essencial para a formação integral dos educandos matriculados na Educação Básica e, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em virtude de sua importância para o desenvolvimento da criticidade e da aprendizagem científica voltada à realidade. O presente artigo objetiva compartilhar um relato de experiência de docência em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, tendo o ensino de Ciências como o foco do projeto pedagógico desenvolvido. As vivências são oriundas do estágio supervisionado nessa etapa de ensino, o qual se desenvolveu em uma escola de Educação Básica de Alegrete, Rio Grande do Sul. Com base nas práticas pedagógicas realizadas e no arcabouço teórico e legislativo referenciado neste manuscrito, é possível concluir que a metodologia da pedagogia de projetos deve ser encarada como potencial para promover a interdisciplinaridade nos anos iniciais e embasar o trabalho desenvolvido pelos docentes formados no viés da pedagogia generalista. Assim, a proposta defende que essa metodologia pode construir novos caminhos para que o ensino de Ciências e demais saberes sejam significativos para ampliar os conhecimentos prévios dos educandos e apontar alternativas diferenciadas de ensino aos docentes. |
id |
UNISAL-1_6c2af3971f40795016c4c40c90bf3310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/11 |
network_acronym_str |
UNISAL-1 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino FundamentalO ensino de Ciências Naturais constitui um campo de conhecimento essencial para a formação integral dos educandos matriculados na Educação Básica e, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em virtude de sua importância para o desenvolvimento da criticidade e da aprendizagem científica voltada à realidade. O presente artigo objetiva compartilhar um relato de experiência de docência em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, tendo o ensino de Ciências como o foco do projeto pedagógico desenvolvido. As vivências são oriundas do estágio supervisionado nessa etapa de ensino, o qual se desenvolveu em uma escola de Educação Básica de Alegrete, Rio Grande do Sul. Com base nas práticas pedagógicas realizadas e no arcabouço teórico e legislativo referenciado neste manuscrito, é possível concluir que a metodologia da pedagogia de projetos deve ser encarada como potencial para promover a interdisciplinaridade nos anos iniciais e embasar o trabalho desenvolvido pelos docentes formados no viés da pedagogia generalista. Assim, a proposta defende que essa metodologia pode construir novos caminhos para que o ensino de Ciências e demais saberes sejam significativos para ampliar os conhecimentos prévios dos educandos e apontar alternativas diferenciadas de ensino aos docentes.Revista de Ciências da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11/9Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerpa, Ivana Almeida Baldoni, Daiana Bortoluzzi2022-07-29T20:12:28Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/11Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:28Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
title |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental Serpa, Ivana Almeida |
title_short |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Ensino de Ciências: relato de experiência docente em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental |
author |
Serpa, Ivana Almeida |
author_facet |
Serpa, Ivana Almeida Baldoni, Daiana Bortoluzzi |
author_role |
author |
author2 |
Baldoni, Daiana Bortoluzzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serpa, Ivana Almeida Baldoni, Daiana Bortoluzzi |
description |
O ensino de Ciências Naturais constitui um campo de conhecimento essencial para a formação integral dos educandos matriculados na Educação Básica e, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em virtude de sua importância para o desenvolvimento da criticidade e da aprendizagem científica voltada à realidade. O presente artigo objetiva compartilhar um relato de experiência de docência em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, tendo o ensino de Ciências como o foco do projeto pedagógico desenvolvido. As vivências são oriundas do estágio supervisionado nessa etapa de ensino, o qual se desenvolveu em uma escola de Educação Básica de Alegrete, Rio Grande do Sul. Com base nas práticas pedagógicas realizadas e no arcabouço teórico e legislativo referenciado neste manuscrito, é possível concluir que a metodologia da pedagogia de projetos deve ser encarada como potencial para promover a interdisciplinaridade nos anos iniciais e embasar o trabalho desenvolvido pelos docentes formados no viés da pedagogia generalista. Assim, a proposta defende que essa metodologia pode construir novos caminhos para que o ensino de Ciências e demais saberes sejam significativos para ampliar os conhecimentos prévios dos educandos e apontar alternativas diferenciadas de ensino aos docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11 |
url |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/11/9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII 2317-6091 2317-6091 reponame:Revista de Ciências da Educação instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) instacron:UNISAL |
instname_str |
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
instacron_str |
UNISAL |
institution |
UNISAL |
reponame_str |
Revista de Ciências da Educação |
collection |
Revista de Ciências da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br |
_version_ |
1787894864054059008 |