A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977 |
Resumo: | Este trabalho procurou compreender a importância da leitura enquanto experiência sociocognitiva na formação de alunos das séries finais do Ensino Fundamental I e II, de duas escolas públicas da cidade de Petrolina-PE. Investigou-se como os alunos conseguem construir conhecimento a partir do que leem; que estratégias de leitura servem de apoio para a inferência dos sentidos do texto; que conhecimentos mobilizam nessa atividade; e, por fim, que tipo de análise crítica conseguem fazer a partir do que foi lido, resultando assim no desenvolvimento da competência sociocognitiva da leitura. A concepção de linguagem aqui aplicada considerou a língua como um processo de interação seguindo os pressupostos teóricos de Kleiman (2011), Solé (1998) e Marcuschi (2008). Foram citados também outros teóricos que tratam da mesma temática. De natureza descritiva e qualitativa, a pesquisa realizada constituiu-se também da investigação, in loco, dos sujeitos e suas ações nas práticas de leitura, na elaboração de estratégias e no desenvolvimento de habilidades que levam à formação da competência leitora, tendo em vista aspectos sociocognitivos de aprendizagem. A investigação possibilitou a identificação de diferentes níveis de competência sociocognitiva de leitura, em uma mesma sala de aula, e apontou para a necessidade de realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento destes níveis. Tendo em vista este resultado, este trabalho apresenta como proposta de atividade um modelo de sequência didática e também de elaboração destas, fundamentado em Schneuwly e Dolz (2004), e que propõe uma sequência didática com módulos específicos para o desenvolvimento dos diferentes níveis de competência sociocognitiva durante o processamento da leitura por aprendizes da língua materna. |
id |
UFCG_de7101d467c87fc61995e99a66a1ae1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/3977 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental.Reading as a socio-cognitive experience in a 5th and 9th grade class.LeituraLíngua maternaCompetência sociocognitivaNíveis de leituraReadingMother tongueSociocognitive competenceLevels of readingLetras.Este trabalho procurou compreender a importância da leitura enquanto experiência sociocognitiva na formação de alunos das séries finais do Ensino Fundamental I e II, de duas escolas públicas da cidade de Petrolina-PE. Investigou-se como os alunos conseguem construir conhecimento a partir do que leem; que estratégias de leitura servem de apoio para a inferência dos sentidos do texto; que conhecimentos mobilizam nessa atividade; e, por fim, que tipo de análise crítica conseguem fazer a partir do que foi lido, resultando assim no desenvolvimento da competência sociocognitiva da leitura. A concepção de linguagem aqui aplicada considerou a língua como um processo de interação seguindo os pressupostos teóricos de Kleiman (2011), Solé (1998) e Marcuschi (2008). Foram citados também outros teóricos que tratam da mesma temática. De natureza descritiva e qualitativa, a pesquisa realizada constituiu-se também da investigação, in loco, dos sujeitos e suas ações nas práticas de leitura, na elaboração de estratégias e no desenvolvimento de habilidades que levam à formação da competência leitora, tendo em vista aspectos sociocognitivos de aprendizagem. A investigação possibilitou a identificação de diferentes níveis de competência sociocognitiva de leitura, em uma mesma sala de aula, e apontou para a necessidade de realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento destes níveis. Tendo em vista este resultado, este trabalho apresenta como proposta de atividade um modelo de sequência didática e também de elaboração destas, fundamentado em Schneuwly e Dolz (2004), e que propõe uma sequência didática com módulos específicos para o desenvolvimento dos diferentes níveis de competência sociocognitiva durante o processamento da leitura por aprendizes da língua materna.This paper has envisioned understanding the importance of reading as a socio- cognitive skill in the training of students of the final series of the Fundamental Education I and II in two state-owned schools in the city of Petrolina, State of Pernambuco. It has been investigated how the students build knowledge from what they read; which reading strategies serve as support to the inference of the meaning of the text; which knowledge they mobilize in this activity; and, finally, what kind of critical analysis they can achieve from what they read, resulting therefore in the development of a socio-cognitive reading competence. The design of language herein applied has considered the language as an interaction process, following the theoretical assumptions of Kleiman (2011), Solé (1998) and Marcuschi (2008). Furthermore, it has been quoted other theorists who deal with the same theme. Descriptive and qualitative in nature the research has been conducted in loco on the subjects and their actions in the practices of reading, in the elaboration of strategies and in the development of skills, which conducts to the formation of reading competence, with a view of the socio-cognitive aspects of learning. The research has enabled the identification of different levels of competence in socio-cognitive reading in the same classroom and has pointed to the need to perform a work aimed at the development of these levels. As a result, this paper aims to present a proposal of a model of didactic sequence activities and its elaboration based on Schneuwly and Dolz (2004), who have proposed a didactical sequence with specific modules for the development of different levels of socio-cognitive competence during the process of reading by learners in their mother tongue.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208CÂNDIDO, Sônia Maria.PEREIRA, Hérica Paiva.RODRIGUES, Adna Maria.2015-08-312019-05-27T17:51:20Z2019-05-272019-05-27T17:51:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977RODRIGUES, Adna Maria. A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5° e 9° ano do ensino fundamental. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T18:03:49Zoai:localhost:riufcg/3977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T18:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. Reading as a socio-cognitive experience in a 5th and 9th grade class. |
title |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. RODRIGUES, Adna Maria. Leitura Língua materna Competência sociocognitiva Níveis de leitura Reading Mother tongue Sociocognitive competence Levels of reading Letras. |
title_short |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
title_full |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
title_sort |
A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5º e 9º ano do ensino fundamental. |
author |
RODRIGUES, Adna Maria. |
author_facet |
RODRIGUES, Adna Maria. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. OLIVEIRA, R. M. L. http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 CÂNDIDO, Sônia Maria. PEREIRA, Hérica Paiva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Adna Maria. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Língua materna Competência sociocognitiva Níveis de leitura Reading Mother tongue Sociocognitive competence Levels of reading Letras. |
topic |
Leitura Língua materna Competência sociocognitiva Níveis de leitura Reading Mother tongue Sociocognitive competence Levels of reading Letras. |
description |
Este trabalho procurou compreender a importância da leitura enquanto experiência sociocognitiva na formação de alunos das séries finais do Ensino Fundamental I e II, de duas escolas públicas da cidade de Petrolina-PE. Investigou-se como os alunos conseguem construir conhecimento a partir do que leem; que estratégias de leitura servem de apoio para a inferência dos sentidos do texto; que conhecimentos mobilizam nessa atividade; e, por fim, que tipo de análise crítica conseguem fazer a partir do que foi lido, resultando assim no desenvolvimento da competência sociocognitiva da leitura. A concepção de linguagem aqui aplicada considerou a língua como um processo de interação seguindo os pressupostos teóricos de Kleiman (2011), Solé (1998) e Marcuschi (2008). Foram citados também outros teóricos que tratam da mesma temática. De natureza descritiva e qualitativa, a pesquisa realizada constituiu-se também da investigação, in loco, dos sujeitos e suas ações nas práticas de leitura, na elaboração de estratégias e no desenvolvimento de habilidades que levam à formação da competência leitora, tendo em vista aspectos sociocognitivos de aprendizagem. A investigação possibilitou a identificação de diferentes níveis de competência sociocognitiva de leitura, em uma mesma sala de aula, e apontou para a necessidade de realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento destes níveis. Tendo em vista este resultado, este trabalho apresenta como proposta de atividade um modelo de sequência didática e também de elaboração destas, fundamentado em Schneuwly e Dolz (2004), e que propõe uma sequência didática com módulos específicos para o desenvolvimento dos diferentes níveis de competência sociocognitiva durante o processamento da leitura por aprendizes da língua materna. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 2019-05-27T17:51:20Z 2019-05-27 2019-05-27T17:51:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977 RODRIGUES, Adna Maria. A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5° e 9° ano do ensino fundamental. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3977 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Adna Maria. A leitura como experiência sociocognitiva em uma turma de 5° e 9° ano do ensino fundamental. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744374609739776 |