EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COOPERAÇÃO E IGUALDADE NA SOCIEDADE PLURAL CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direito & Paz |
Texto Completo: | https://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/254 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel do solidarismo e da cooperação na promoção de uma educação inclusiva digna, igualitária e com o respeito à diversidade, diante do contexto da sociedade atual: de várias culturas e grupos étinicos e sociais. Sabe-se, que muitos são as dificuldades enfrentadas pelos alunos, em especial, os com deficiência para o acesso e permanência na escola, em destaque, a cobrança de taxas adicionais para custear os gastos extras de tais alunos, inclusive, com o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5357. Nesse sentido, busca-se, discorrer sobre o direito a educação inclusiva como direito inerente à concepção de igualdade e o papel das polÃticas públicas na efetivação de tal direito. Indo além, acrescenta-se, a necessidade de demonstrar que a vedação à cobrança de valores a mais das pessoas com deficiência, por parte das escolas privadas é de flagrante constitucionalidade. Por fim, ressalta-se, a necessidade da cooperação para a concretização de uma educação inclusiva atenta à dignidade humana, as diretrizes constitucionais e cidadã, garantindo a participação social e o acesso e permanência dos alunos com deficiência no espaço escolar de forma a contruir a sociedade livre, justa, solidária e plural que tanto almejamos. |
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COOPERAÇÃO E IGUALDADE NA SOCIEDADE PLURAL CONTEMPORÂNEAO presente trabalho tem como objetivo analisar o papel do solidarismo e da cooperação na promoção de uma educação inclusiva digna, igualitária e com o respeito à diversidade, diante do contexto da sociedade atual: de várias culturas e grupos étinicos e sociais. Sabe-se, que muitos são as dificuldades enfrentadas pelos alunos, em especial, os com deficiência para o acesso e permanência na escola, em destaque, a cobrança de taxas adicionais para custear os gastos extras de tais alunos, inclusive, com o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5357. Nesse sentido, busca-se, discorrer sobre o direito a educação inclusiva como direito inerente à concepção de igualdade e o papel das polÃticas públicas na efetivação de tal direito. Indo além, acrescenta-se, a necessidade de demonstrar que a vedação à cobrança de valores a mais das pessoas com deficiência, por parte das escolas privadas é de flagrante constitucionalidade. Por fim, ressalta-se, a necessidade da cooperação para a concretização de uma educação inclusiva atenta à dignidade humana, as diretrizes constitucionais e cidadã, garantindo a participação social e o acesso e permanência dos alunos com deficiência no espaço escolar de forma a contruir a sociedade livre, justa, solidária e plural que tanto almejamos.Centro Universitário Salesiano de São Paulo - U.E. Lorena2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/254Revista Direito & Paz; v. 1 n. 34 (2016): Revista Direito & Paz; 57-712359-5035reponame:Revista Direito & Pazinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/254/245https://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/254/338SILVA, HENRIQUE DOS SANTOS VASCONCELOSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-13T16:25:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254Revistahttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/ONGhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/oaimestrado.direito.lorena@unisal.br||metodologo2001@yahoo.com.br2359-50351518-7047opendoar:2019-09-13T16:25:56Revista Direito & Paz - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false |
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