O PAPEL E AS LIMITAÇÕES DAS REDES SOCIAIS PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO NAS CAMPANHAS ELEITORAIS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direito & Paz |
Texto Completo: | https://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/895 |
Resumo: | RESUMO: Há muito tempo os candidatos aos cargos eletivos no Brasil buscam alternativas para levar ao eleitor suas propostas e ideias acerca do que pretendem desenvolver caso sejam eleitos. “Santinhosâ€, camisetas, comÃcios, carros de som deram a tônica durante décadas à s campanhas eleitorais, muitas vezes representando enormes gastos para os candidatos, favorecendo, inclusive, o tão combatido “caixa 2â€. O papel da Internet, e em especial das redes sociais é realidade e alcançou importante posição em uma campanha eleitoral, em face das restritivas regras de financiamento e gastos, bem como por conta de sua pretensa pervasividade. Diante deste cenário, questiona-se qual seria, atualmente, o papel e as limitações das redes sociais no tocante ao acesso à informação sobre os candidatos pelos eleitores, bem como em que medida a propaganda eleitoral por tais redes representa a democratização do acesso à informação ou um risco à lisura do pleito, uma vez que do mesmo modo com que um candidato pode se apresentar aos eleitores com rapidez e eficácia, poderia também, de forma semelhante, manchar a imagem de outro candidato, valendo-se dessa mesma rapidez, utilizando-se, por exemplo, de sistemas robóticos de comentários. O artigo aborda também à possibilidade de que os eleitores que não tenham acesso a tal meio digital sejam alijados do processo de escolha de seus representantes, causando, portanto, uma carência democrática. A metodologia de pesquisa segue abordagem hipotético-dedutiva, com levantamento de dados em bases documentais, bibliográficas e institutos de pesquisa. Palavras-chave: Democracia. Eleições. Participação. Redes Sociais. TICs. |
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O PAPEL E AS LIMITAÇÕES DAS REDES SOCIAIS PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO NAS CAMPANHAS ELEITORAISRESUMO: Há muito tempo os candidatos aos cargos eletivos no Brasil buscam alternativas para levar ao eleitor suas propostas e ideias acerca do que pretendem desenvolver caso sejam eleitos. “Santinhosâ€, camisetas, comÃcios, carros de som deram a tônica durante décadas à s campanhas eleitorais, muitas vezes representando enormes gastos para os candidatos, favorecendo, inclusive, o tão combatido “caixa 2â€. O papel da Internet, e em especial das redes sociais é realidade e alcançou importante posição em uma campanha eleitoral, em face das restritivas regras de financiamento e gastos, bem como por conta de sua pretensa pervasividade. Diante deste cenário, questiona-se qual seria, atualmente, o papel e as limitações das redes sociais no tocante ao acesso à informação sobre os candidatos pelos eleitores, bem como em que medida a propaganda eleitoral por tais redes representa a democratização do acesso à informação ou um risco à lisura do pleito, uma vez que do mesmo modo com que um candidato pode se apresentar aos eleitores com rapidez e eficácia, poderia também, de forma semelhante, manchar a imagem de outro candidato, valendo-se dessa mesma rapidez, utilizando-se, por exemplo, de sistemas robóticos de comentários. O artigo aborda também à possibilidade de que os eleitores que não tenham acesso a tal meio digital sejam alijados do processo de escolha de seus representantes, causando, portanto, uma carência democrática. A metodologia de pesquisa segue abordagem hipotético-dedutiva, com levantamento de dados em bases documentais, bibliográficas e institutos de pesquisa. Palavras-chave: Democracia. Eleições. Participação. Redes Sociais. TICs.Centro Universitário Salesiano de São Paulo - U.E. Lorena2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/89510.32713/rdp.v2i39.895Revista Direito & Paz; v. 2 n. 39 (2018): Revista Direito & Paz; 24-462359-503510.32713/rdp.v2i39reponame:Revista Direito & Pazinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/895/426Copyright (c) 2018 Revista Direito & Pazinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassimino, Daniel de MelloFreitas, Cinthia Obladen de Almendra2019-09-13T16:22:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/895Revistahttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/ONGhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/oaimestrado.direito.lorena@unisal.br||metodologo2001@yahoo.com.br2359-50351518-7047opendoar:2019-09-13T16:22:09Revista Direito & Paz - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false |
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