A exclusão digital na sociedade da informação e o exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direito & Paz |
Texto Completo: | https://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/1648 |
Resumo: | Na sociedade da informação, quase todos os processos formais e informais ganharam uma agilidade imensurável. Mas, como sabemos, as desigualdades sociais não se limitam ao mundo real, elas também atigem a realidade virtual, ou ainda, a exclusão digital, tema deste artigo. Nosso objeto de pesquisa se apresnta na problemática da exclusão digital na sociedade da informação, ante ao exercício da cidadania. Posto que exercer a cidadania é usufruir dos direitos fundamentais, instituídos em nossa Constituição Federal, questionamos: Na nova sociedade da informação, em que a exclusão digital é uma realidade gritante, qual o papel do Estado, no que se refere à criação de políticas públicas que contemplem o exercício pleno da cidadania? A partir deste questionamento, objetivamos analisar o conceito de cidadania, adequando-o a uma nova organização social, em que a informação digital é parte fundamental do cotidiano formal e informal. Entretanto, os níveis de exclusão digital são alarmantes, contribuindo para a acentuação das desigualdades sociais, que interferem diretamente no exercício pleno da cidadania, gerando consequências impactantes, nos aspectos sociais, políticos, econômicos, educacionais e outros. Nesse sentido, cumpre afirmar que a exclusão digital é consequência de uma realidade, há muito, estruturada, a saber: a pobreza, o sucateamento da educação pública básica e seus desdobramentos, agravados por uma crise sanitária no contexto da pandemia por Covid-19. Neste trabalho, utilizaremos a análise bibliográfica e documental, de cunho qualitativo descritivo, como metodologia, a partir do levantamento de dados. Assim, pretendemos concluir que a inclusão digital é possível, a partir de políticas públicas que visem diminuir as desigualdades sociais, permitindo acesso à informatização, principalmente na Educação Pública Básica, o que, consequentemente, culminaria no exercício pleno da cidadania. |
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A exclusão digital na sociedade da informação e o exercício da cidadaniaThe digital exclusion in the information society and the exercise of citizenshipDigital ExclusionCitizenshipDigital EducationDigital CitizenshipHuman rightsExclusão DigitalCidadaniaEducação DigitalCidadania DigitalDireitos HumanosNa sociedade da informação, quase todos os processos formais e informais ganharam uma agilidade imensurável. Mas, como sabemos, as desigualdades sociais não se limitam ao mundo real, elas também atigem a realidade virtual, ou ainda, a exclusão digital, tema deste artigo. Nosso objeto de pesquisa se apresnta na problemática da exclusão digital na sociedade da informação, ante ao exercício da cidadania. Posto que exercer a cidadania é usufruir dos direitos fundamentais, instituídos em nossa Constituição Federal, questionamos: Na nova sociedade da informação, em que a exclusão digital é uma realidade gritante, qual o papel do Estado, no que se refere à criação de políticas públicas que contemplem o exercício pleno da cidadania? A partir deste questionamento, objetivamos analisar o conceito de cidadania, adequando-o a uma nova organização social, em que a informação digital é parte fundamental do cotidiano formal e informal. Entretanto, os níveis de exclusão digital são alarmantes, contribuindo para a acentuação das desigualdades sociais, que interferem diretamente no exercício pleno da cidadania, gerando consequências impactantes, nos aspectos sociais, políticos, econômicos, educacionais e outros. Nesse sentido, cumpre afirmar que a exclusão digital é consequência de uma realidade, há muito, estruturada, a saber: a pobreza, o sucateamento da educação pública básica e seus desdobramentos, agravados por uma crise sanitária no contexto da pandemia por Covid-19. Neste trabalho, utilizaremos a análise bibliográfica e documental, de cunho qualitativo descritivo, como metodologia, a partir do levantamento de dados. Assim, pretendemos concluir que a inclusão digital é possível, a partir de políticas públicas que visem diminuir as desigualdades sociais, permitindo acesso à informatização, principalmente na Educação Pública Básica, o que, consequentemente, culminaria no exercício pleno da cidadania.In the information society, almost all formal and informal processes have gained immeasurable agility. But, as we know, social inequalities are not limited to the real world, they also affect the virtual relationship, or even the digital exclusion, the subject of this article. Our research object is presented in the problem of digital exclusion in the information society, in view of the exercise of citizenship. Since exercising citizenship is to enjoy fundamental rights, established in our Federal Constitution, we question: In the new information society, in which digital exclusion is a glaring reality, what is the role of the State, with regard to the creation of public policies that contemplate the full exercise of citizenship? From this questioning, we aim to analyze the concept of citizenship, adapting it to a new social organization, in which digital information is a fundamental part of formal and informal daily life. However, the levels of digital exclusion are alarming, contributing to the accentuation of social inequalities, which directly interfere in the full exercise of citizenship, generating impacting consequences in social, political, economic, educational and other aspects. In this sense, it must be said that the digital divide is a consequence of a reality that has long been structured, namely: poverty, the scrapping of basic public education and its consequences, aggravated by a health crisis in the context of the Covid-19 pandemic. In this work, we will use the bibliographic and documentary analysis, of a descriptive qualitative nature, as a methodology, from the data collection. Thus, we intend to conclude that digital inclusion is possible, based on public policies that aim to reduce social inequalities, allowing access to computerization, especially in Basic Public Education, which, consequently, would culminate in the full exercise of citizenship.Centro Universitário Salesiano de São Paulo - U.E. Lorena2023-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/1648Revista Direito & Paz; v. 1 n. 46 (2022): Revista Direito & Paz; 215-2332359-5035reponame:Revista Direito & Pazinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/article/view/1648/656Copyright (c) 2023 Revista Direito & Pazinfo:eu-repo/semantics/openAccessPicazio, Joseph Rodrigo AmorimSanches, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Barreto Júnior, Irineu Francisco2023-01-30T01:00:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1648Revistahttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/ONGhttps://revista.unisal.br/lo/index.php/direitoepaz/oaimestrado.direito.lorena@unisal.br||metodologo2001@yahoo.com.br2359-50351518-7047opendoar:2023-01-30T01:00:41Revista Direito & Paz - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false |
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