Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/197 |
Resumo: | O presente ensaio teórico resulta do esforço por uma justificação filosófica e sociológica para a delimitação de um novo campo e de estratégias de investigação da educação na cultura contemporânea, frente à emergência de novas formas de sociabilidade, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Decorre dos desdobramentos teórico-metodológicos fomentados por uma investigação em curso, desenvolvida na interface de dois grandes centros urbanos latino-americanos, a saber: Porto Alegre/RS/Brasil e La Plata/BsAs/Argentina, incluído o período de formação dos estudantes/pesquisadores nesta abordagem de pesquisa. Partindo do reconhecimento dos desafios que constituem o campo educacional nos dias de hoje, seja na pesquisa ou na formação, busca demarcar e explorar a interface entre a antropologia urbana e a educação, com forte repercussão sobre o campo que se convencionou chamar de Educação e Comunicação. Busca dar subsídios teórico-metodológicos àqueles que se ocupam de pesquisar as práticas educativas das/nas grandes cidades, mormente aquelas que implicam as novas tecnologias da informação e comunicação.Palavras-chave: educação; cultura; cidade; pesquisa; novas sociabilidadesAbstract:This theoretical essay is an effort by a sociological and philosophical justification for the delimitation of a new field and research strategies of education in contemporary culture, facing the emergence of new forms of sociability especially in big cities. It follows from theoretical and methodological developments supported by an ongoing investigation developed at the interface of two major urban centers in Latin America, namely: Porto Alegre / RS / Brazil and La Plata / BsAs/ Argentina, included the period of training of students / researchers in this research approach. Based on the recognition the challenges that constitute the field of education nowadays, whether in research or training, seeks to demarcate and explore the interface between urban anthropology and education with a strong impact on the so-called field of Education and Communication. It seeks to provide theoretical and methodological subsidies for those who engage in search educational practices of / in big cities especially those involving new technologies of information and communication.Keywords: Education, Culture, City, Research, New Sociability. |
id |
UNISALLE-2_ee1b0898f1d470e9e44c8f909f904c5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/197 |
network_acronym_str |
UNISALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas.educaçãoculturacidadepesquisanovas sociabilidadesO presente ensaio teórico resulta do esforço por uma justificação filosófica e sociológica para a delimitação de um novo campo e de estratégias de investigação da educação na cultura contemporânea, frente à emergência de novas formas de sociabilidade, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Decorre dos desdobramentos teórico-metodológicos fomentados por uma investigação em curso, desenvolvida na interface de dois grandes centros urbanos latino-americanos, a saber: Porto Alegre/RS/Brasil e La Plata/BsAs/Argentina, incluído o período de formação dos estudantes/pesquisadores nesta abordagem de pesquisa. Partindo do reconhecimento dos desafios que constituem o campo educacional nos dias de hoje, seja na pesquisa ou na formação, busca demarcar e explorar a interface entre a antropologia urbana e a educação, com forte repercussão sobre o campo que se convencionou chamar de Educação e Comunicação. Busca dar subsídios teórico-metodológicos àqueles que se ocupam de pesquisar as práticas educativas das/nas grandes cidades, mormente aquelas que implicam as novas tecnologias da informação e comunicação.Palavras-chave: educação; cultura; cidade; pesquisa; novas sociabilidadesAbstract:This theoretical essay is an effort by a sociological and philosophical justification for the delimitation of a new field and research strategies of education in contemporary culture, facing the emergence of new forms of sociability especially in big cities. It follows from theoretical and methodological developments supported by an ongoing investigation developed at the interface of two major urban centers in Latin America, namely: Porto Alegre / RS / Brazil and La Plata / BsAs/ Argentina, included the period of training of students / researchers in this research approach. Based on the recognition the challenges that constitute the field of education nowadays, whether in research or training, seeks to demarcate and explore the interface between urban anthropology and education with a strong impact on the so-called field of Education and Communication. It seeks to provide theoretical and methodological subsidies for those who engage in search educational practices of / in big cities especially those involving new technologies of information and communication.Keywords: Education, Culture, City, Research, New Sociability.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2012-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/19710.18316/197Educação, Ciência e Cultura; v. 16 n. 2 (2011); p. 25-382236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/197/210Ratto, Cleber Gibboninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:23:45Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/197Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexPRIhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:23:45Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
title |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
spellingShingle |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. Ratto, Cleber Gibbon educação cultura cidade pesquisa novas sociabilidades |
title_short |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
title_full |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
title_fullStr |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
title_full_unstemmed |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
title_sort |
Educação e cultura contemporânea – pesquisa das novas sociabilidades urbanas. |
author |
Ratto, Cleber Gibbon |
author_facet |
Ratto, Cleber Gibbon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ratto, Cleber Gibbon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação cultura cidade pesquisa novas sociabilidades |
topic |
educação cultura cidade pesquisa novas sociabilidades |
description |
O presente ensaio teórico resulta do esforço por uma justificação filosófica e sociológica para a delimitação de um novo campo e de estratégias de investigação da educação na cultura contemporânea, frente à emergência de novas formas de sociabilidade, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Decorre dos desdobramentos teórico-metodológicos fomentados por uma investigação em curso, desenvolvida na interface de dois grandes centros urbanos latino-americanos, a saber: Porto Alegre/RS/Brasil e La Plata/BsAs/Argentina, incluído o período de formação dos estudantes/pesquisadores nesta abordagem de pesquisa. Partindo do reconhecimento dos desafios que constituem o campo educacional nos dias de hoje, seja na pesquisa ou na formação, busca demarcar e explorar a interface entre a antropologia urbana e a educação, com forte repercussão sobre o campo que se convencionou chamar de Educação e Comunicação. Busca dar subsídios teórico-metodológicos àqueles que se ocupam de pesquisar as práticas educativas das/nas grandes cidades, mormente aquelas que implicam as novas tecnologias da informação e comunicação.Palavras-chave: educação; cultura; cidade; pesquisa; novas sociabilidadesAbstract:This theoretical essay is an effort by a sociological and philosophical justification for the delimitation of a new field and research strategies of education in contemporary culture, facing the emergence of new forms of sociability especially in big cities. It follows from theoretical and methodological developments supported by an ongoing investigation developed at the interface of two major urban centers in Latin America, namely: Porto Alegre / RS / Brazil and La Plata / BsAs/ Argentina, included the period of training of students / researchers in this research approach. Based on the recognition the challenges that constitute the field of education nowadays, whether in research or training, seeks to demarcate and explore the interface between urban anthropology and education with a strong impact on the so-called field of Education and Communication. It seeks to provide theoretical and methodological subsidies for those who engage in search educational practices of / in big cities especially those involving new technologies of information and communication.Keywords: Education, Culture, City, Research, New Sociability. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/197 10.18316/197 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/197 |
identifier_str_mv |
10.18316/197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/197/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 16 n. 2 (2011); p. 25-38 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1825306705480646656 |