Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério Cruz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Daolio, Jocimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467
Resumo: O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na “periferia” da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: “pedacinho” (im)praticante, “pedacinho” ativo e “pedacinho” flutuante. Embora diferentes, os três “pedacinhos” elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.Abstract The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the “periphery” of the sports’ court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Keywords Physical Education, school, culture, sociability
id UNICAMP-18_87fa34c4ccc99a9ecdc627fc3d3ee370
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642467
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escolaEducação Física. Escola. Cultura. SociabilidadeEducaçãoO objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na “periferia” da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: “pedacinho” (im)praticante, “pedacinho” ativo e “pedacinho” flutuante. Embora diferentes, os três “pedacinhos” elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.Abstract The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the “periphery” of the sports’ court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Keywords Physical Education, school, culture, sociabilityUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-2541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467/10284Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rogério CruzDaolio, Jocimar2016-02-18T14:45:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642467Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:16Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
title Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
spellingShingle Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
Oliveira, Rogério Cruz
Educação Física. Escola. Cultura. Sociabilidade
Educação
title_short Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
title_full Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
title_fullStr Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
title_full_unstemmed Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
title_sort Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
author Oliveira, Rogério Cruz
author_facet Oliveira, Rogério Cruz
Daolio, Jocimar
author_role author
author2 Daolio, Jocimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério Cruz
Daolio, Jocimar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Escola. Cultura. Sociabilidade
Educação
topic Educação Física. Escola. Cultura. Sociabilidade
Educação
description O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na “periferia” da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: “pedacinho” (im)praticante, “pedacinho” ativo e “pedacinho” flutuante. Embora diferentes, os três “pedacinhos” elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.Abstract The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the “periphery” of the sports’ court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Keywords Physical Education, school, culture, sociability
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467/10284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254
Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254
Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183960170496