Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467 |
Resumo: | O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na “periferia” da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: “pedacinho” (im)praticante, “pedacinho” ativo e “pedacinho” flutuante. Embora diferentes, os três “pedacinhos” elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.Abstract The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the “periphery” of the sports’ court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Keywords Physical Education, school, culture, sociability |
id |
UNICAMP-18_87fa34c4ccc99a9ecdc627fc3d3ee370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642467 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escolaEducação Física. Escola. Cultura. SociabilidadeEducaçãoO objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na “periferia” da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: “pedacinho” (im)praticante, “pedacinho” ativo e “pedacinho” flutuante. Embora diferentes, os três “pedacinhos” elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.Abstract The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the “periphery” of the sports’ court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Keywords Physical Education, school, culture, sociabilityUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-2541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467/10284Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rogério CruzDaolio, Jocimar2016-02-18T14:45:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642467Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:16Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
title |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
spellingShingle |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola Oliveira, Rogério Cruz Educação Física. Escola. Cultura. Sociabilidade Educação |
title_short |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
title_full |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
title_fullStr |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
title_full_unstemmed |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
title_sort |
Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola |
author |
Oliveira, Rogério Cruz |
author_facet |
Oliveira, Rogério Cruz Daolio, Jocimar |
author_role |
author |
author2 |
Daolio, Jocimar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rogério Cruz Daolio, Jocimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Escola. Cultura. Sociabilidade Educação |
topic |
Educação Física. Escola. Cultura. Sociabilidade Educação |
description |
O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na “periferia” da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: “pedacinho” (im)praticante, “pedacinho” ativo e “pedacinho” flutuante. Embora diferentes, os três “pedacinhos” elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.Abstract The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the “periphery” of the sports’ court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Keywords Physical Education, school, culture, sociability |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642467/10284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 25 No. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254 Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254 Pro-Posições; v. 25 n. 2: maio./ago.2014 [74]; 237-254 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183960170496 |