A inclusão escolar e as condições de acessibilidade: um estudo preliminar na região sudoeste do Paraná
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5645 |
Resumo: | A acessibilidade na sua dimensão física-arquitetônica ganha destaque como uma das condições básicas para a inclusão educacional. Objetivo: analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas escolas públicas de municípios da região sudoeste do Paraná. Conhecer a legislação vigente sobre acessibilidade para traçar um paralelo com relação aos princípios e diretrizes assegurados em lei e as condições estruturais da realidade, bem como, analisar a percepção dos professores de Educação Física e direção das escolas sobre as condições de atendimento oferecidas aos alunos com deficiência. Método: A pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo e de campo, centrada em fatos objetivamente observáveis, mapeando as condições de acessibilidade no ambiente escolar em vinte escolas públicas, escolhidas aleatoriamente em treze municípios da região. Para a coleta das informações foram utilizados como instrumentos a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. Resultados: observou-se que as escolas não atendem a todos os itens dispostos na legislação e que a maioria delas possui projetos para eliminação de barreiras físicas. Verificou-se que os docentes não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência e que não existe um projeto de capacitação por parte das escolas. Considerações finais: aponta-se a necessidade de que as condições de acessibilidade devem ser garantidas em todos os espaços escolares e que os docentes participem de programas de capacitação e formação continuada a fim de garantir a efetiva inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. |
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A inclusão escolar e as condições de acessibilidade: um estudo preliminar na região sudoeste do ParanáAmbiente escolarBarreiras físicas/arquitetônicasLegislaçãoPráticas pedagógicasEducação Física.A acessibilidade na sua dimensão física-arquitetônica ganha destaque como uma das condições básicas para a inclusão educacional. Objetivo: analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas escolas públicas de municípios da região sudoeste do Paraná. Conhecer a legislação vigente sobre acessibilidade para traçar um paralelo com relação aos princípios e diretrizes assegurados em lei e as condições estruturais da realidade, bem como, analisar a percepção dos professores de Educação Física e direção das escolas sobre as condições de atendimento oferecidas aos alunos com deficiência. Método: A pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo e de campo, centrada em fatos objetivamente observáveis, mapeando as condições de acessibilidade no ambiente escolar em vinte escolas públicas, escolhidas aleatoriamente em treze municípios da região. Para a coleta das informações foram utilizados como instrumentos a observação sistemática e a entrevista semiestruturada. Resultados: observou-se que as escolas não atendem a todos os itens dispostos na legislação e que a maioria delas possui projetos para eliminação de barreiras físicas. Verificou-se que os docentes não se sentem preparados para trabalhar com alunos com deficiência e que não existe um projeto de capacitação por parte das escolas. Considerações finais: aponta-se a necessidade de que as condições de acessibilidade devem ser garantidas em todos os espaços escolares e que os docentes participem de programas de capacitação e formação continuada a fim de garantir a efetiva inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular.Universidade de Santa Cruz do Sul2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/564510.17058/cinergis.v16i1.5645Cinergis; v. 16 n. 1 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5645/4192Basei, Andréia PaulaCavasini, Grezieli Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:43Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5645Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-05-27T15:00:43Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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