Descrição da evolução do comportamento motor aquático: um estudo observacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cinergis (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5949 |
Resumo: | Objetivo: descrever a evolução do comportamento motor aquático, bem como as características socioafetivas, que crianças iniciantes em um programa de natação apresentam ao longo das primeiras semanas de aprendizagem. Método: foram realizadas observações de 10 crianças, por um período de 12 semanas, ao longo de seis aulas. As observações ocorreram individualmente, durante os 45 minutos de aula. Relatórios descritivos foram realizados a cada observação. Analisaram-se: posição do corpo e da cabeça; ação de pernas e braços; sincronização dos movimentos e movimentos respiratórios. Resultados: todos os participantes melhoraram ou mantiveram a posição do corpo ao longo das observações, resultado que se repetiu quanto à posição da cabeça e também quanto ao movimento das pernas, com exceção de um aluno. Já em relação ao movimento de braços, sincronização dos movimentos e respiração, poucos melhoraram ao longo das observações. Identificou-se também que os aspectos socioafetivos do desenvolvimento interferem sobremaneira na aquisição dessas habilidades. Considerações finais: a pesquisa mostrou que cada indivíduo possui um processo singular de desenvolvimento das habilidades aquáticas. Entretanto, características comuns nesse processo foram identificadas. |
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Objetivo: descrever a evolução do comportamento motor aquático, bem como as características socioafetivas, que crianças iniciantes em um programa de natação apresentam ao longo das primeiras semanas de aprendizagem. Método: foram realizadas observações de 10 crianças, por um período de 12 semanas, ao longo de seis aulas. As observações ocorreram individualmente, durante os 45 minutos de aula. Relatórios descritivos foram realizados a cada observação. Analisaram-se: posição do corpo e da cabeça; ação de pernas e braços; sincronização dos movimentos e movimentos respiratórios. Resultados: todos os participantes melhoraram ou mantiveram a posição do corpo ao longo das observações, resultado que se repetiu quanto à posição da cabeça e também quanto ao movimento das pernas, com exceção de um aluno. Já em relação ao movimento de braços, sincronização dos movimentos e respiração, poucos melhoraram ao longo das observações. Identificou-se também que os aspectos socioafetivos do desenvolvimento interferem sobremaneira na aquisição dessas habilidades. Considerações finais: a pesquisa mostrou que cada indivíduo possui um processo singular de desenvolvimento das habilidades aquáticas. Entretanto, características comuns nesse processo foram identificadas. |
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