Validação transcultural de teste de competência aquática para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wizer, Rossane Trindade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221717
Resumo: A identificação, bem como o acompanhamento do nível de competência aquática de crianças fornecem subsídios para pautar programas de ensino do nadar. A utilização de instrumentos avaliativos válidos e fidedignos garante qualidade e confiabilidade à medida obtida. Assim, o presente estudo aborda o tema avaliação na área do ensino da natação e se divide em três estudos, conforme descrição a seguir: (i) identificar protocolos avaliativos do comportamento aquático de crianças em cinco base de dados por meio das palavras "children", “assessment” and “swimming” e seus sinônimos e discuti-los à luz do conceito de competência aquática; (ii) realizar a validação transcultural da Escala de Erbaugh, por meio da tradução, adaptação e análise de evidências de validade e fidedignidade do mesmo, tendo, como protocolo, a avaliação da competência aquática de 368 crianças com idades entre 3 e 6 anos; (iii) compreender os efeitos da idade e do tempo de experiência na competência aquática, dividindo as 368 crianças avaliadas pela Escala de Erbaugh em grupos por faixa de idade e por tempo de experiência. Foram encontrados os seguintes resultados: (i) 62 instrumentos avaliativos foram identificados, entre eles Escala de Erbaugh e Water Orientation Test of Alyn foram os mais citados. Poucos instrumentos utilizaram o termo competência aquática em sua construção. Poucos instrumentos abordaram habilidades de outros esportes aquáticos, assim como poucos avaliaram as crianças em ambientes com diferentes características aquáticas. (ii) A Escala de Erbaugh, após processo de tradução e adaptação, apresentou evidências de validade baseada no conteúdo do instrumento. Evidências com base em varáveis externas, como a validade preditiva e discriminante, também foram demonstradas. Além disso, o instrumento apresentou evidência de validade com base na estrutura interna do instrumento. Os dados obtidos da Escala também se mostraram fidedignos. (iii) Idade e tempo de experiência influenciaram a competência aquática, embora a idade tenha exercido influência maior, além disso, com o aumento da idade, há aumento na influência de fatores do ambiente e, conforme aumenta a experiência, aumenta a diferença de competência aquática entre crianças mais velhas e mais jovens. Esses resultados asseguram a possibilidade de avaliação precisa e confiável da competência aquática por meio da Escala de Erbaugh no âmbito do ensino da natação para crianças. Nesse caso, os profissionais poderão pautar o planejamento e suas decisões metodológicas com base nesses resultados.
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Assim, o presente estudo aborda o tema avaliação na área do ensino da natação e se divide em três estudos, conforme descrição a seguir: (i) identificar protocolos avaliativos do comportamento aquático de crianças em cinco base de dados por meio das palavras "children", “assessment” and “swimming” e seus sinônimos e discuti-los à luz do conceito de competência aquática; (ii) realizar a validação transcultural da Escala de Erbaugh, por meio da tradução, adaptação e análise de evidências de validade e fidedignidade do mesmo, tendo, como protocolo, a avaliação da competência aquática de 368 crianças com idades entre 3 e 6 anos; (iii) compreender os efeitos da idade e do tempo de experiência na competência aquática, dividindo as 368 crianças avaliadas pela Escala de Erbaugh em grupos por faixa de idade e por tempo de experiência. Foram encontrados os seguintes resultados: (i) 62 instrumentos avaliativos foram identificados, entre eles Escala de Erbaugh e Water Orientation Test of Alyn foram os mais citados. Poucos instrumentos utilizaram o termo competência aquática em sua construção. Poucos instrumentos abordaram habilidades de outros esportes aquáticos, assim como poucos avaliaram as crianças em ambientes com diferentes características aquáticas. (ii) A Escala de Erbaugh, após processo de tradução e adaptação, apresentou evidências de validade baseada no conteúdo do instrumento. Evidências com base em varáveis externas, como a validade preditiva e discriminante, também foram demonstradas. Além disso, o instrumento apresentou evidência de validade com base na estrutura interna do instrumento. Os dados obtidos da Escala também se mostraram fidedignos. (iii) Idade e tempo de experiência influenciaram a competência aquática, embora a idade tenha exercido influência maior, além disso, com o aumento da idade, há aumento na influência de fatores do ambiente e, conforme aumenta a experiência, aumenta a diferença de competência aquática entre crianças mais velhas e mais jovens. Esses resultados asseguram a possibilidade de avaliação precisa e confiável da competência aquática por meio da Escala de Erbaugh no âmbito do ensino da natação para crianças. Nesse caso, os profissionais poderão pautar o planejamento e suas decisões metodológicas com base nesses resultados.The identification and the monitoring the level of aquatic competence of children provide subsidies for swimming education programs. The use of valid and reliable assessment instruments ensures quality and reliability to the measure obtained. So, the present study discusses the evaluation on the swimming teaching. It was divided into three studies. Their objectives were: (i) to identify assessment protocols for children’s aquatic behavior in five databases using words "children", “assessment” and “swimming” and their synonyms and to discuss the results using the aquatic competence concept; (ii) to perform the cross-cultural validation of Erbaugh Scale through the translation, adaptation and analysis of validity and reliability evidences., using, as a protocol, the assessment of the aquatic competence of 368 children aged between 3 and 6 years; (iii) to understand the effects of age and time of experience on aquatic competence, dividing the 368 children into groups by age and time of experience. The following results were found: (i) 62 evaluation instruments were identified. Erbaugh Scale and Water Orientation Test of Alyn were the most cited instruments. Few instruments used the term aquatic competence. Few instruments approach skills of other aquatic sports, moreover few instruments assessed children on environments with different aquatic characteristics. (ii) The Erbaugh Scale, after translation and adaptation process, presented evidence of validity based on the content. Evidence based on external variables, such as predictive and discriminant validity, has also been demonstrated. In addition, the instrument presented evidence of validity based on the internal structure. The data also proved to be reliable. (iii) Age and time of experience influenced aquatic competence, although age exerted greater influence than age. There is increase on the influence of environmental factors with increasing age. Besides that, as experience increases, the difference in aquatic competence between older and younger children also increases. These results ensure the possibility of accurate and reliable assessment of aquatic competence in the context of teaching swimming for children. In this case, the professionals will be able to guide the planning and its methodological decisions based on these results.application/pdfporNataçãoCriançasHabilidade motoraValidaçãoErbaugh ScaleAquatic competenceValidação transcultural de teste de competência aquática para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125270.pdf.txt001125270.pdf.txtExtracted Texttext/plain347958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221717/2/001125270.pdf.txtbe90382787a332ef6c7f04f4abe95a3eMD52ORIGINAL001125270.pdfTexto completoapplication/pdf2789148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221717/1/001125270.pdf679436d44acdf43e905c353925431104MD5110183/2217172023-02-24 04:22:15.343281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-24T06:22:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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