Atividades e brincadeiras preferidas duranteo recreio escolar e tempo de lazer: um estudo comparativo entre escolas da rede pública e particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ecke, Myriam Kely
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Burgos, Miria Suzana, Tornquist, Debora, Tornquist, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/2176
Resumo: Este estudo transversal tem como objetivo verificar as brincadeiras mais praticadas pelos alunos de escolas públicas e particulares do município de Santa Cruz do Sul, durante o recreio escolar e em seu tempo de lazer, em casa. Constituem-se sujeitos do presente estudo 188 crianças, com idades entre 4 e 6 anos, alunos de nove escolas de educação infantil e anos inicias do ensino fundamental. Para a coleta de dados, os escolares responderam a um questionário sobre o tema e objetivo do estudo. Como resultados observaram-se como principais atividades praticadas, durante o recreio dos escolares da rede municipal, as rodas cantadas, as atividades pedagógicas (pintar) e também o pega-pega. Já, entre os escolares da rede privada, a preferência foi por jogos simbólicos, de casinha e animais, e também os jogos de computador. Nas brincadeiras realizadas em casa pelos escolares, observou-se preferência pelas bonecas e jogos de computador em ambas as redes de ensino, sendo mais citado também na rede municipal, o andar de bicicleta e na particular, a brincadeira de bonecos (homenzinhos). Tanto na rede pública, quanto na rede privada, observou-se preferência dos escolares por brincar separado dos colegas do sexo oposto. Desta forma, podemos concluir que, tanto durante o recreio escolar (especialmente nas escolas particulares), como nas brincadeiras realizadas em casa, há um predomínio de atividades simbólicas, ressaltando-se casinha, bonecas e bonecos, condizentes com a faixa etária em que as crianças estudadas se encontram (quatro a seis anos).
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