Otimização do conforto ambiental no espaço escolar: uma visão sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos, Eduardo Goettert
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Grigoletti, Giane de Campos, Paixão, Dinara Xavier da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6019
Resumo: Práticas sustentáveis no espaço escolar são ações importantes que visam à redução do consumo energético e de recursos naturais, as quais podem melhorar as condições de conforto ambiental de salas de aula, auxiliando no rendimento escolar e diminuindo riscos à saúde dos escolares. Objetivo: revisar práticas arquitetônicas sustentáveis que possibilitem otimizar as condições de conforto visual, térmico e acústico no espaço escolar. Resultados: com base na literatura, constata-se que a utilização da iluminação natural é uma das ferramentas sustentáveis mais importantes para melhorar o conforto visual em salas de aula. Para melhorar o conforto térmico, estratégias básicas de ventilação natural são fundamentais. A utilização de materiais naturais ou reciclados é uma alternativa aos materiais tradicionais para melhorar o conforto acústico. Considerações finais: a utilização de estratégias adequadas na concepção do projeto arquitetônico ou reestruturação de espaços construídos, bem como recorrer a materiais alternativos, melhoram o conforto ambiental de salas de aula e reduzem o impacto ambiental.
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