Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Schelyne Ribas da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araujo, Anderson Junior, Aburachid, Layla Maria Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4242
Resumo: Objetivo: identificar o nível da coordenação motora e índice de massa corporal, e suas possíveis associações, em adolescentes praticantes de esportes. Método: a amostra foi composta por 196 adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a coordenação motora foi utilizada a bateria de testes (Korperkoordinationstest fur Kinder) – KTK e, para o índice de massa corporal (IMC) foi aferido à massa corporal e a estatura. Resultados: as meninas obtiveram maior mediana no IMC em todos os testes motores, em relação aos meninos e os valores significativos foram observados no teste "salto lateral" (0,021*) e "Quociente Motor 3" (0,030*). Os resultados entre a associação da coordenação com o IMC apontaram prevalência para classificação eutrófico e classificação normal da coordenação, no entanto foi identificada grande frequência de sobrepeso/obesidade e associação significativa, entre as meninas, dessa classificação de IMC com as classificações, perturbação e insuficiência da coordenação. Quanto à associação da coordenação e grupos esportivos observou-se prevalência para classificação normal em ambos os sexos e, as adolescentes apontaram menor frequência, para a classificação "insuficiente e perturbação" e maior para a "boa", em relação aos meninos. Somente entre as meninas foram avistadas associação significativa. Considerações finais: embora a prevalência da classificação normal de coordenação e eutrófico do IMC foram sobressalentes, devem-se planejar intervenções com objetivo de minimizar o percentual da baixa coordenação motora e sobrepeso/obesidade.
id UNISC-1_a7fa73248dce9debb7127438b959e8c2
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/4242
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportesObesidadeHabilidade MotoraEsporteObjetivo: identificar o nível da coordenação motora e índice de massa corporal, e suas possíveis associações, em adolescentes praticantes de esportes. Método: a amostra foi composta por 196 adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a coordenação motora foi utilizada a bateria de testes (Korperkoordinationstest fur Kinder) – KTK e, para o índice de massa corporal (IMC) foi aferido à massa corporal e a estatura. Resultados: as meninas obtiveram maior mediana no IMC em todos os testes motores, em relação aos meninos e os valores significativos foram observados no teste "salto lateral" (0,021*) e "Quociente Motor 3" (0,030*). Os resultados entre a associação da coordenação com o IMC apontaram prevalência para classificação eutrófico e classificação normal da coordenação, no entanto foi identificada grande frequência de sobrepeso/obesidade e associação significativa, entre as meninas, dessa classificação de IMC com as classificações, perturbação e insuficiência da coordenação. Quanto à associação da coordenação e grupos esportivos observou-se prevalência para classificação normal em ambos os sexos e, as adolescentes apontaram menor frequência, para a classificação "insuficiente e perturbação" e maior para a "boa", em relação aos meninos. Somente entre as meninas foram avistadas associação significativa. Considerações finais: embora a prevalência da classificação normal de coordenação e eutrófico do IMC foram sobressalentes, devem-se planejar intervenções com objetivo de minimizar o percentual da baixa coordenação motora e sobrepeso/obesidade.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/424210.17058/cinergis.v14i4.4242Cinergis; v. 14 n. 4 (2013)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4242/3512Silva, Schelyne Ribas daAraujo, Anderson JuniorAburachid, Layla Maria Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:32Zoai:ojs.online.unisc.br:article/4242Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-05-27T15:00:32Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
title Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
spellingShingle Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
Silva, Schelyne Ribas da
Obesidade
Habilidade Motora
Esporte
title_short Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
title_full Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
title_fullStr Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
title_full_unstemmed Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
title_sort Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes
author Silva, Schelyne Ribas da
author_facet Silva, Schelyne Ribas da
Araujo, Anderson Junior
Aburachid, Layla Maria Campos
author_role author
author2 Araujo, Anderson Junior
Aburachid, Layla Maria Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Schelyne Ribas da
Araujo, Anderson Junior
Aburachid, Layla Maria Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Habilidade Motora
Esporte
topic Obesidade
Habilidade Motora
Esporte
description Objetivo: identificar o nível da coordenação motora e índice de massa corporal, e suas possíveis associações, em adolescentes praticantes de esportes. Método: a amostra foi composta por 196 adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Para avaliar a coordenação motora foi utilizada a bateria de testes (Korperkoordinationstest fur Kinder) – KTK e, para o índice de massa corporal (IMC) foi aferido à massa corporal e a estatura. Resultados: as meninas obtiveram maior mediana no IMC em todos os testes motores, em relação aos meninos e os valores significativos foram observados no teste "salto lateral" (0,021*) e "Quociente Motor 3" (0,030*). Os resultados entre a associação da coordenação com o IMC apontaram prevalência para classificação eutrófico e classificação normal da coordenação, no entanto foi identificada grande frequência de sobrepeso/obesidade e associação significativa, entre as meninas, dessa classificação de IMC com as classificações, perturbação e insuficiência da coordenação. Quanto à associação da coordenação e grupos esportivos observou-se prevalência para classificação normal em ambos os sexos e, as adolescentes apontaram menor frequência, para a classificação "insuficiente e perturbação" e maior para a "boa", em relação aos meninos. Somente entre as meninas foram avistadas associação significativa. Considerações finais: embora a prevalência da classificação normal de coordenação e eutrófico do IMC foram sobressalentes, devem-se planejar intervenções com objetivo de minimizar o percentual da baixa coordenação motora e sobrepeso/obesidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4242
10.17058/cinergis.v14i4.4242
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4242
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v14i4.4242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4242/3512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 14 n. 4 (2013)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1800219533173063680