A contribuição da prática do handebol no desempenho das habilidades motoras amplas de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Lucca, Mateus
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Krebs, Ruy Jornada, Ramalho, Maria Helena da Silva, Santos, João Otacílio Libardoni, Nobre, Glauber Carvalho, Triches, José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
DOI: 10.17058/cinergis.v11i2.1721
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1721
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o papel da prática do handebol no desempenho de habilidades motoras amplas de escolares. Métodos: Participaram do estudo 26 crianças, com 10 anos de idade, sendo que 13 praticavam a modalidade de handebol mais as aulas de Educação Física e 13 participavam apenas das aulas de Educação Física. Para a avaliação do desempenho motor dos escolares foi o utilizado o TGMD-2 proposto por Ulrich. Na analise estatística foi utilizado o teste não paramétrico e na comparação entre os grupos foi utilizado U Mann-Whitney. Resultados: a maioria dos escolares que pratica o handebol apresentou desempenho considerado na Média nos escores de locomoção e controle de objetos enquanto que a maior parte do grupo que participou somente das aulas de educação física demonstrou desempenho abaixo da média e fraco nestas variáveis. Quando comparadas as habilidades motoras entre os grupos percebeu-se diferenças estatísticas nas habilidades de corrida (p
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