Aspectos do trabalho e formação docente no serviço de atendimento educacional especializado da rede estadual de ensino de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Lediane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9518
Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer aspectos do trabalho e formação do professor do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) na Rede Estadual de Ensino em Joinville/SC. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários junto a dezesseis professoras atuantes no SAEDE em Joinville, sendo suas respostas analisadas por meio da Análise de Conteúdo (FRANCO, 2012). Os resultados evidenciaram que a formação continuada em serviço parece não ser favorecida nos espaços escolares em função das atuais condições de trabalho das docentes, que estão quase totalmente voltadas a atender estudantes. Entendeu-se que, para compreender aspectos do trabalho e formação dos professores do SAEDE é preciso conhecer e discutir a estrutura organizativa das escolas, bem como o contexto político, ideológico e econômico que as envolvem atuam como seus determinantes.
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