Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558 |
Resumo: | No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito. |
id |
UNISC-2_226312365cfa8b6f1dd4be39b85158e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/15558 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docenteautismoeducação especialdiagnósticoNo que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.Unisc2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1555810.17058/barbaroi.v0i58.15558Barbarói; n. 58 (2021); 122-1401982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558/9581Copyright (c) 2021 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, WilianSandri Modesti, Simone Regina2021-03-01T13:04:09Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15558Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2021-03-01T13:04:09Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
title |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
spellingShingle |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente Gomes da Silva, Wilian autismo educação especial diagnóstico |
title_short |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
title_full |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
title_fullStr |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
title_full_unstemmed |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
title_sort |
Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente |
author |
Gomes da Silva, Wilian |
author_facet |
Gomes da Silva, Wilian Sandri Modesti, Simone Regina |
author_role |
author |
author2 |
Sandri Modesti, Simone Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Wilian Sandri Modesti, Simone Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo educação especial diagnóstico |
topic |
autismo educação especial diagnóstico |
description |
No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558 10.17058/barbaroi.v0i58.15558 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i58.15558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558/9581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; n. 58 (2021); 122-140 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1814254471899774976 |