Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes da Silva, Wilian
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sandri Modesti, Simone Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558
Resumo: No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.
id UNISC-2_226312365cfa8b6f1dd4be39b85158e8
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15558
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docenteautismoeducação especialdiagnósticoNo que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.Unisc2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1555810.17058/barbaroi.v0i58.15558Barbarói; n. 58 (2021); 122-1401982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558/9581Copyright (c) 2021 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, WilianSandri Modesti, Simone Regina2021-03-01T13:04:09Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15558Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2021-03-01T13:04:09Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
title Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
spellingShingle Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
Gomes da Silva, Wilian
autismo
educação especial
diagnóstico
title_short Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
title_full Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
title_fullStr Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
title_full_unstemmed Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
title_sort Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
author Gomes da Silva, Wilian
author_facet Gomes da Silva, Wilian
Sandri Modesti, Simone Regina
author_role author
author2 Sandri Modesti, Simone Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes da Silva, Wilian
Sandri Modesti, Simone Regina
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
educação especial
diagnóstico
topic autismo
educação especial
diagnóstico
description No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558
10.17058/barbaroi.v0i58.15558
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i58.15558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/15558/9581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 58 (2021); 122-140
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471899774976