Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torzeczki Trage, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Donelli, Tagma Marina Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14263
Resumo: O presente estudo tem como tema o papel paterno na atualidade. Para tal, definiu-se como objetivo geral compreender, a partir do olhar do novo pai, o exercício da paternidade na família contemporânea. Utilizou-se delineamento exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa três pais, moradores da cidade de Porto Alegre/ RS e região metropolitana, que responderam os seguintes instrumentos: Ficha de Triagem, Ficha de Dados Sociodemográficos e Entrevista Semiestruturada. Com os dados coletados por meio da entrevista, realizou-se uma análise do conteúdo das falas dos participantes. Tal análise foi desenvolvida, tendo como base duas categorias: a percepção do entrevistado sobre o exercício da paternidade e a percepção do entrevistado sobre a paternidade na condição de filho. Os resultados apontaram que ser pai, na atualidade, afasta-se dos modelos tradicionais, uma vez que os pais exercem uma postura diferente com seus filhos da vivenciada na sua relação com seus progenitores. O pai contemporâneo mostra-se envolvido emocionalmente, mais participativo e comprometido, dividindo as tarefas de cuidado dos filhos e da casa com a esposa. A partir do ponto de vista do próprio pai, chegou-se a esses resultados, sendo possível compreender o exercício da paternidade na família contemporânea.
id UNISC-2_5d3e6342dc5d6033253f581d50470ba7
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14263
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporâneaPaternidadeNovo paiContemporaneidadeRelações familiaresO presente estudo tem como tema o papel paterno na atualidade. Para tal, definiu-se como objetivo geral compreender, a partir do olhar do novo pai, o exercício da paternidade na família contemporânea. Utilizou-se delineamento exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa três pais, moradores da cidade de Porto Alegre/ RS e região metropolitana, que responderam os seguintes instrumentos: Ficha de Triagem, Ficha de Dados Sociodemográficos e Entrevista Semiestruturada. Com os dados coletados por meio da entrevista, realizou-se uma análise do conteúdo das falas dos participantes. Tal análise foi desenvolvida, tendo como base duas categorias: a percepção do entrevistado sobre o exercício da paternidade e a percepção do entrevistado sobre a paternidade na condição de filho. Os resultados apontaram que ser pai, na atualidade, afasta-se dos modelos tradicionais, uma vez que os pais exercem uma postura diferente com seus filhos da vivenciada na sua relação com seus progenitores. O pai contemporâneo mostra-se envolvido emocionalmente, mais participativo e comprometido, dividindo as tarefas de cuidado dos filhos e da casa com a esposa. A partir do ponto de vista do próprio pai, chegou-se a esses resultados, sendo possível compreender o exercício da paternidade na família contemporânea.Unisc2020-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1426310.17058/barbaroi.v0i57.14263Barbarói; n. 57 (2020); 141-1641982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14263/9204Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorzeczki Trage, FernandaDonelli, Tagma Marina Schneider2020-09-25T20:54:59Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14263Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-09-25T20:54:59Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
title Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
spellingShingle Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
Torzeczki Trage, Fernanda
Paternidade
Novo pai
Contemporaneidade
Relações familiares
title_short Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
title_full Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
title_fullStr Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
title_full_unstemmed Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
title_sort Quem é o novo pai? Concepções sobre o exercício da paternidade na família contemporânea
author Torzeczki Trage, Fernanda
author_facet Torzeczki Trage, Fernanda
Donelli, Tagma Marina Schneider
author_role author
author2 Donelli, Tagma Marina Schneider
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torzeczki Trage, Fernanda
Donelli, Tagma Marina Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Paternidade
Novo pai
Contemporaneidade
Relações familiares
topic Paternidade
Novo pai
Contemporaneidade
Relações familiares
description O presente estudo tem como tema o papel paterno na atualidade. Para tal, definiu-se como objetivo geral compreender, a partir do olhar do novo pai, o exercício da paternidade na família contemporânea. Utilizou-se delineamento exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram desta pesquisa três pais, moradores da cidade de Porto Alegre/ RS e região metropolitana, que responderam os seguintes instrumentos: Ficha de Triagem, Ficha de Dados Sociodemográficos e Entrevista Semiestruturada. Com os dados coletados por meio da entrevista, realizou-se uma análise do conteúdo das falas dos participantes. Tal análise foi desenvolvida, tendo como base duas categorias: a percepção do entrevistado sobre o exercício da paternidade e a percepção do entrevistado sobre a paternidade na condição de filho. Os resultados apontaram que ser pai, na atualidade, afasta-se dos modelos tradicionais, uma vez que os pais exercem uma postura diferente com seus filhos da vivenciada na sua relação com seus progenitores. O pai contemporâneo mostra-se envolvido emocionalmente, mais participativo e comprometido, dividindo as tarefas de cuidado dos filhos e da casa com a esposa. A partir do ponto de vista do próprio pai, chegou-se a esses resultados, sendo possível compreender o exercício da paternidade na família contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14263
10.17058/barbaroi.v0i57.14263
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14263
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i57.14263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14263/9204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 57 (2020); 141-164
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254471837908992