Participação política juvenil: produção de sentidos no contexto de ocupações de universidades públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Aragão, Demyhellen Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendonça, Érika de Sousa, Gominho, Kerollayne Cavalcante, de Santana, Nathalia Regina Rodrigues Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/12878
Resumo: Os movimentos de Ocupação do segundo semestre de 2016 levaram a um cenário em que estudantes universitários passaram cerca de dois meses habitando suas instituições de ensino, reivindicando pautas como a melhoria da educação, manifestando posicionamentos contrários à Proposta de Emenda Constitucional amplamente reconhecida como a PEC 241 (ou 55), bem como questionando a reforma do ensino médio. Diante deste contexto adverso e suas manifestações de resistência, a presente pesquisa objetivou analisar sentidos de participação política construídos por jovens que vivenciaram o movimento de Ocupação em universidades públicas. Para isso foram realizadas 20 entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como participantes dez jovens da Universidade X e outros 10 da Universidade Y, ambas localizadas no interior do estado de Pernambuco. As Ocupações não conseguiram atingir suas principais reivindicações, porém as atividades de formação política e a interação entre ocupantes, o convívio com posições contrárias e com a sociedade, revelaram que a coletividade vivenciada constrói sentidos de ação política através do diálogo e dos tensionamentos cotidianos, das implicações em movimentos que se deslocam do si-mesmo em direção ao outro, gerando mudanças subjetivas e marcando a história do movimento estudantil brasileiro.
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