Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão?
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7688 |
Resumo: | O ensaio objetiva analisar o papel docente nas políticas educacionais de cunho neoliberal a partir da Psicologia Histórico-Cultural, discutindo a valorização do papel da educação escolar e do professor na formação humana como forma de enfrentamento à intensificação e esvaziamento do trabalho docente. A partir de autores que têm discutido a influência neoliberal nas políticas educacionais propõe o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural como reflexão sobre possíveis formas de enfrentamento das ideologias neoliberais de desvalorização do papel docente. Portanto, identifica no primeiro momento o papel da educação e do professor nas políticas educacionais após os anos 1990 e, no segundo, apresenta algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para pensar o papel contributivo da educação e do professor na formação humana. |
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