A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566 |
Resumo: | A formação acadêmica tem sido permeada por exigências cada vez mais voltadas para as demandas do capital, o que vem consolidando o produtivismo por parte dos docentes, incidindo também em metas a serem cumpridas pelos estudantes, causando uma automação do processo de ensino e aprendizagem. Baseados na ontologia marxiano-lukacsiana, e de modo particular na psicologia histórico-cultural, com o intuito de contribuir para a ruptura do academicismo tão presente em nossas instituições de ensino, este estudo se propõe a analisar a literatura como aporte humanizador na formação do estudante. De natureza teórico-bibliográfica, o estudo contou como lócus primeiro o curso de Psicologia, uma vez que pela própria natureza do objeto da ciência psicológica, as dificuldades que surgem no contexto da graduação, constantes do tripé ensino, pesquisa e extensão, constituem elementos importantes para a realização de nossa investigação. A literatura, enquanto forma de arte e, portanto, linguagem, é situada como ferramenta emancipatória frente aos engendramentos do capital no ensino superior. Temos clareza dos limites impostos pela materialidade, no entanto, acreditamos que por essa via os estudantes podem compartilhar experiências acadêmicas uns com os outros e (re)pensar sua formação enquanto futuros profissionais que atuarão na nossa sociedade. |
id |
UNISC-2_7ef3eaf8c797d7b82f8b7d1bc302db2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/11566 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO.LiteraturaProdutivismoHumanização.A formação acadêmica tem sido permeada por exigências cada vez mais voltadas para as demandas do capital, o que vem consolidando o produtivismo por parte dos docentes, incidindo também em metas a serem cumpridas pelos estudantes, causando uma automação do processo de ensino e aprendizagem. Baseados na ontologia marxiano-lukacsiana, e de modo particular na psicologia histórico-cultural, com o intuito de contribuir para a ruptura do academicismo tão presente em nossas instituições de ensino, este estudo se propõe a analisar a literatura como aporte humanizador na formação do estudante. De natureza teórico-bibliográfica, o estudo contou como lócus primeiro o curso de Psicologia, uma vez que pela própria natureza do objeto da ciência psicológica, as dificuldades que surgem no contexto da graduação, constantes do tripé ensino, pesquisa e extensão, constituem elementos importantes para a realização de nossa investigação. A literatura, enquanto forma de arte e, portanto, linguagem, é situada como ferramenta emancipatória frente aos engendramentos do capital no ensino superior. Temos clareza dos limites impostos pela materialidade, no entanto, acreditamos que por essa via os estudantes podem compartilhar experiências acadêmicas uns com os outros e (re)pensar sua formação enquanto futuros profissionais que atuarão na nossa sociedade.Unisc2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566Barbarói; v. 62 n. 2 (2022): n. 62 Edição (2022)1982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566/10746Copyright (c) 2022 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Neto, José da SilvaGonçalves, Ruth Maria de PaulaLopes Júnior, Antonio Dário2023-03-29T23:35:11Zoai:ojs.online.unisc.br:article/11566Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2023-03-29T23:35:11Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
title |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
spellingShingle |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. Oliveira Neto, José da Silva Literatura Produtivismo Humanização. |
title_short |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
title_full |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
title_fullStr |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
title_sort |
A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. |
author |
Oliveira Neto, José da Silva |
author_facet |
Oliveira Neto, José da Silva Gonçalves, Ruth Maria de Paula Lopes Júnior, Antonio Dário |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Ruth Maria de Paula Lopes Júnior, Antonio Dário |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Neto, José da Silva Gonçalves, Ruth Maria de Paula Lopes Júnior, Antonio Dário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Produtivismo Humanização. |
topic |
Literatura Produtivismo Humanização. |
description |
A formação acadêmica tem sido permeada por exigências cada vez mais voltadas para as demandas do capital, o que vem consolidando o produtivismo por parte dos docentes, incidindo também em metas a serem cumpridas pelos estudantes, causando uma automação do processo de ensino e aprendizagem. Baseados na ontologia marxiano-lukacsiana, e de modo particular na psicologia histórico-cultural, com o intuito de contribuir para a ruptura do academicismo tão presente em nossas instituições de ensino, este estudo se propõe a analisar a literatura como aporte humanizador na formação do estudante. De natureza teórico-bibliográfica, o estudo contou como lócus primeiro o curso de Psicologia, uma vez que pela própria natureza do objeto da ciência psicológica, as dificuldades que surgem no contexto da graduação, constantes do tripé ensino, pesquisa e extensão, constituem elementos importantes para a realização de nossa investigação. A literatura, enquanto forma de arte e, portanto, linguagem, é situada como ferramenta emancipatória frente aos engendramentos do capital no ensino superior. Temos clareza dos limites impostos pela materialidade, no entanto, acreditamos que por essa via os estudantes podem compartilhar experiências acadêmicas uns com os outros e (re)pensar sua formação enquanto futuros profissionais que atuarão na nossa sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566/10746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; v. 62 n. 2 (2022): n. 62 Edição (2022) 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219565762805761 |