Pesquisa-ação educacional: uma crítica ontológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11917 |
Resumo: | Este artigo parte da análise crítica dos fundamentos que estão presentes na defesa da pesquisa-ação educacional. Para tanto, a elaboração de nossa crítica parte do solo social e histórico no qual a pesquisa-ação atua na atual forma de sociabilidade. As contribuições da perspectiva ontológica marxiana permitem apreender o correto equacionamento entre a teoria e a prática no âmbito da sociedade contemporânea e numa análise histórica e social. Demonstramos, com isso, que não é preciso realizar uma pesquisa-ação para aumentar o engajamento político dos pesquisadores com as populações que desenvolvem suas investigações, mas, antes de tudo, há a premência da produção de um conhecimento científico que apreenda a essência dos fenômenos sociais que são objetos da pesquisa. |
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