INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorsolini-Comin, Fabio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: dos Santos, Manoel Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2203
Resumo: Este estudo investiga o modo como a temática homossexual tem sido retratada na telenovela brasileira Insensato Coração, veiculada em 2011. Por meio de um núcleo constituído por personagens gays, os autores da trama descrevem a diversidade das questões homoafetivas, desde o processo de reconhecimento da homossexualidade pelo sujeito, a “saída do armário”, passando pelo preconceito, pela homofobia e busca do reconhecimento dos direitos civis. Fato inédito na teledramaturgia brasileira, os personagens com orientação divergente da heteronormatividade, não apenas são destaques na arquitetura da trama, como os seus dramas acabam sendo expressos de modo a explicitar uma visibilidade anteriormente negligenciada ou interdita. Para além desse movimento diferenciado de inclusão da temática homoafetiva na telenovela, destacam-se os efeitos formadores de opinião pública da televisão, como mecanismo de comunicação de massa. Embora alguns personagens ainda retratem movimentos que em nada contribuam efetivamente para a mudança de posicionamentos, favorecendo visões unívocas dos homossexuais como pessoas libertinas e em risco psicossocial, identificamos outros movimentos, que trazem para o domínio familiar dramas anteriormente escamoteados.
id UNISC-2_903925234fe343920ed92a68237dcc37
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/2203
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRAtelenovelahomossexualidadepreconceitohomoafetividade.Este estudo investiga o modo como a temática homossexual tem sido retratada na telenovela brasileira Insensato Coração, veiculada em 2011. Por meio de um núcleo constituído por personagens gays, os autores da trama descrevem a diversidade das questões homoafetivas, desde o processo de reconhecimento da homossexualidade pelo sujeito, a “saída do armário”, passando pelo preconceito, pela homofobia e busca do reconhecimento dos direitos civis. Fato inédito na teledramaturgia brasileira, os personagens com orientação divergente da heteronormatividade, não apenas são destaques na arquitetura da trama, como os seus dramas acabam sendo expressos de modo a explicitar uma visibilidade anteriormente negligenciada ou interdita. Para além desse movimento diferenciado de inclusão da temática homoafetiva na telenovela, destacam-se os efeitos formadores de opinião pública da televisão, como mecanismo de comunicação de massa. Embora alguns personagens ainda retratem movimentos que em nada contribuam efetivamente para a mudança de posicionamentos, favorecendo visões unívocas dos homossexuais como pessoas libertinas e em risco psicossocial, identificamos outros movimentos, que trazem para o domínio familiar dramas anteriormente escamoteados.Unisc2012-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/220310.17058/barbaroi.v0i0.2203Barbarói; Nº 36 ANO 2012/1; 50-661982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2203/2162Scorsolini-Comin, Fabiodos Santos, Manoel Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2203Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
title INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
spellingShingle INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
Scorsolini-Comin, Fabio
telenovela
homossexualidade
preconceito
homoafetividade.
title_short INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
title_full INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
title_fullStr INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
title_full_unstemmed INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
title_sort INSENSATOS AFETOS: HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA TELENOVELA BRASILEIRA
author Scorsolini-Comin, Fabio
author_facet Scorsolini-Comin, Fabio
dos Santos, Manoel Antônio
author_role author
author2 dos Santos, Manoel Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scorsolini-Comin, Fabio
dos Santos, Manoel Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv telenovela
homossexualidade
preconceito
homoafetividade.
topic telenovela
homossexualidade
preconceito
homoafetividade.
description Este estudo investiga o modo como a temática homossexual tem sido retratada na telenovela brasileira Insensato Coração, veiculada em 2011. Por meio de um núcleo constituído por personagens gays, os autores da trama descrevem a diversidade das questões homoafetivas, desde o processo de reconhecimento da homossexualidade pelo sujeito, a “saída do armário”, passando pelo preconceito, pela homofobia e busca do reconhecimento dos direitos civis. Fato inédito na teledramaturgia brasileira, os personagens com orientação divergente da heteronormatividade, não apenas são destaques na arquitetura da trama, como os seus dramas acabam sendo expressos de modo a explicitar uma visibilidade anteriormente negligenciada ou interdita. Para além desse movimento diferenciado de inclusão da temática homoafetiva na telenovela, destacam-se os efeitos formadores de opinião pública da televisão, como mecanismo de comunicação de massa. Embora alguns personagens ainda retratem movimentos que em nada contribuam efetivamente para a mudança de posicionamentos, favorecendo visões unívocas dos homossexuais como pessoas libertinas e em risco psicossocial, identificamos outros movimentos, que trazem para o domínio familiar dramas anteriormente escamoteados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2203
10.17058/barbaroi.v0i0.2203
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2203
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2203/2162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 36 ANO 2012/1; 50-66
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564602032128