UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Flávia Cristina Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Félix, Patrícia Furtado, Rodrigues, Robert Damasceno, Gasparetto, Daiane, Mendes, Larissa, Dias, Rachel Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5201
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo problematizar a medicalização nos corpos de crianças e adolescentes, no Brasil, por meio das práticas de gestão disciplinar e biopolítica do UNICEF, privilegiando a análise de saberes e poderes nos manuais prescritivos de condutas. A metodologia utilizada foi histórica genealógica, documental. Vale destacar que a medicalização tem efeitos de positividade na produção de saúde, de maneira que, em lugares e realidades onde praticamente não há cuidados básicos, não temos como negar a importância de práticas realizadas pelo UNICEF. Foucault alertava, ao tratar da medicalização, em países considerados em desenvolvimento, como seria bastante complicado fazer apenas uma crítica aos processos medicalizantes, sem realçar que eles quase não foram implantados em alguns países ou em regiões destes. No caso do Brasil, essa realidade é paradigmática; portanto, é oportuno ressaltar as disparidades desse caso e as implicações no campo dos direitos das crianças e adolescentes.
id UNISC-2_a5b2feab0e0b6a83a39f43376b037106
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/5201
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e famíliaMedicalização. UNICEF. Educação. Brasil. FoucaultEste artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo problematizar a medicalização nos corpos de crianças e adolescentes, no Brasil, por meio das práticas de gestão disciplinar e biopolítica do UNICEF, privilegiando a análise de saberes e poderes nos manuais prescritivos de condutas. A metodologia utilizada foi histórica genealógica, documental. Vale destacar que a medicalização tem efeitos de positividade na produção de saúde, de maneira que, em lugares e realidades onde praticamente não há cuidados básicos, não temos como negar a importância de práticas realizadas pelo UNICEF. Foucault alertava, ao tratar da medicalização, em países considerados em desenvolvimento, como seria bastante complicado fazer apenas uma crítica aos processos medicalizantes, sem realçar que eles quase não foram implantados em alguns países ou em regiões destes. No caso do Brasil, essa realidade é paradigmática; portanto, é oportuno ressaltar as disparidades desse caso e as implicações no campo dos direitos das crianças e adolescentes.Unisc2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/520110.17058/barbaroi.v0i0.5201Barbarói; n. 50 (2017); 154 - 1731982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5201/7300Copyright (c) 2018 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Flávia Cristina SilveiraFélix, Patrícia FurtadoRodrigues, Robert DamascenoGasparetto, DaianeMendes, LarissaDias, Rachel Siqueira2019-06-25T19:48:40Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5201Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-06-25T19:48:40Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
title UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
spellingShingle UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
Lemos, Flávia Cristina Silveira
Medicalização. UNICEF. Educação. Brasil. Foucault
title_short UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
title_full UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
title_fullStr UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
title_full_unstemmed UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
title_sort UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família
author Lemos, Flávia Cristina Silveira
author_facet Lemos, Flávia Cristina Silveira
Félix, Patrícia Furtado
Rodrigues, Robert Damasceno
Gasparetto, Daiane
Mendes, Larissa
Dias, Rachel Siqueira
author_role author
author2 Félix, Patrícia Furtado
Rodrigues, Robert Damasceno
Gasparetto, Daiane
Mendes, Larissa
Dias, Rachel Siqueira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Flávia Cristina Silveira
Félix, Patrícia Furtado
Rodrigues, Robert Damasceno
Gasparetto, Daiane
Mendes, Larissa
Dias, Rachel Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalização. UNICEF. Educação. Brasil. Foucault
topic Medicalização. UNICEF. Educação. Brasil. Foucault
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo problematizar a medicalização nos corpos de crianças e adolescentes, no Brasil, por meio das práticas de gestão disciplinar e biopolítica do UNICEF, privilegiando a análise de saberes e poderes nos manuais prescritivos de condutas. A metodologia utilizada foi histórica genealógica, documental. Vale destacar que a medicalização tem efeitos de positividade na produção de saúde, de maneira que, em lugares e realidades onde praticamente não há cuidados básicos, não temos como negar a importância de práticas realizadas pelo UNICEF. Foucault alertava, ao tratar da medicalização, em países considerados em desenvolvimento, como seria bastante complicado fazer apenas uma crítica aos processos medicalizantes, sem realçar que eles quase não foram implantados em alguns países ou em regiões destes. No caso do Brasil, essa realidade é paradigmática; portanto, é oportuno ressaltar as disparidades desse caso e as implicações no campo dos direitos das crianças e adolescentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5201
10.17058/barbaroi.v0i0.5201
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5201
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.5201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5201/7300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 50 (2017); 154 - 173
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565008879616