Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faermann, Lindamar Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Suave, Angela Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14688
Resumo: Este artigo reflete sobre as possibilidades do trabalho educativo no campo profissional do Serviço Social e suas implicações ideopolíticas no cotidiano de vida dos sujeitos atendidos pelos assistentes sociais em seus diferentes espaços de atuação. A conjuntura brasileira, marcada por enormes desafios decorrentes da ofensiva neoliberal em pleno vapor, do avanço da extrema direita e do irracionalismo que tomou conta do país, sobretudo nos últimos dois anos (pré e pós-eleição Bolsonaro), tem exigido dos profissionais intervenções que recuperem e/ou privilegiem o trabalho educativo junto à população usuária, valendo-se de mediações político-pedagógicas que contribuam com a formação de sua consciência crítica, tendo em vista a construção de ideias e de práticas contra-hegemônicas, bem como o reconhecimento dos processos de espoliação que vivenciam para que busquem o atendimento de suas necessidades. Nessa direção, aponta-se a contribuição do pensamento de Gramsci e de Paulo Freire para viabilizar o trabalho educativo no Serviço Social sob as bases do projeto ético-político profissional, de modo que seja possível ampliar percepções, sentidos e ações, além de ousar e resistir frente ao colapso instalado na sociedade brasileira.
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