Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faermann, Lindamar Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Suave, Angela Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14688
Resumo: Este artigo reflete sobre as possibilidades do trabalho educativo no campo profissional do Serviço Social e suas implicações ideopolíticas no cotidiano de vida dos sujeitos atendidos pelos assistentes sociais em seus diferentes espaços de atuação. A conjuntura brasileira, marcada por enormes desafios decorrentes da ofensiva neoliberal em pleno vapor, do avanço da extrema direita e do irracionalismo que tomou conta do país, sobretudo nos últimos dois anos (pré e pós-eleição Bolsonaro), tem exigido dos profissionais intervenções que recuperem e/ou privilegiem o trabalho educativo junto à população usuária, valendo-se de mediações político-pedagógicas que contribuam com a formação de sua consciência crítica, tendo em vista a construção de ideias e de práticas contra-hegemônicas, bem como o reconhecimento dos processos de espoliação que vivenciam para que busquem o atendimento de suas necessidades. Nessa direção, aponta-se a contribuição do pensamento de Gramsci e de Paulo Freire para viabilizar o trabalho educativo no Serviço Social sob as bases do projeto ético-político profissional, de modo que seja possível ampliar percepções, sentidos e ações, além de ousar e resistir frente ao colapso instalado na sociedade brasileira.
id UNISC-2_f58a3a80173b99d4d3614f3701bd660d
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14688
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço socialServiço SocialTrabalho EducativoContribuições de Grasmci e Paulo Freire.Este artigo reflete sobre as possibilidades do trabalho educativo no campo profissional do Serviço Social e suas implicações ideopolíticas no cotidiano de vida dos sujeitos atendidos pelos assistentes sociais em seus diferentes espaços de atuação. A conjuntura brasileira, marcada por enormes desafios decorrentes da ofensiva neoliberal em pleno vapor, do avanço da extrema direita e do irracionalismo que tomou conta do país, sobretudo nos últimos dois anos (pré e pós-eleição Bolsonaro), tem exigido dos profissionais intervenções que recuperem e/ou privilegiem o trabalho educativo junto à população usuária, valendo-se de mediações político-pedagógicas que contribuam com a formação de sua consciência crítica, tendo em vista a construção de ideias e de práticas contra-hegemônicas, bem como o reconhecimento dos processos de espoliação que vivenciam para que busquem o atendimento de suas necessidades. Nessa direção, aponta-se a contribuição do pensamento de Gramsci e de Paulo Freire para viabilizar o trabalho educativo no Serviço Social sob as bases do projeto ético-político profissional, de modo que seja possível ampliar percepções, sentidos e ações, além de ousar e resistir frente ao colapso instalado na sociedade brasileira.Unisc2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1468810.17058/barbaroi.v0i0.14688Barbarói; n. 56 (2020); 01-211982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14688/8858Copyright (c) 2020 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaermann, Lindamar AlvesSuave, Angela Michele2020-08-25T19:56:25Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14688Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2020-08-25T19:56:25Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
title Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
spellingShingle Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
Faermann, Lindamar Alves
Serviço Social
Trabalho Educativo
Contribuições de Grasmci e Paulo Freire.
title_short Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
title_full Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
title_fullStr Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
title_full_unstemmed Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
title_sort Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social
author Faermann, Lindamar Alves
author_facet Faermann, Lindamar Alves
Suave, Angela Michele
author_role author
author2 Suave, Angela Michele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faermann, Lindamar Alves
Suave, Angela Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social
Trabalho Educativo
Contribuições de Grasmci e Paulo Freire.
topic Serviço Social
Trabalho Educativo
Contribuições de Grasmci e Paulo Freire.
description Este artigo reflete sobre as possibilidades do trabalho educativo no campo profissional do Serviço Social e suas implicações ideopolíticas no cotidiano de vida dos sujeitos atendidos pelos assistentes sociais em seus diferentes espaços de atuação. A conjuntura brasileira, marcada por enormes desafios decorrentes da ofensiva neoliberal em pleno vapor, do avanço da extrema direita e do irracionalismo que tomou conta do país, sobretudo nos últimos dois anos (pré e pós-eleição Bolsonaro), tem exigido dos profissionais intervenções que recuperem e/ou privilegiem o trabalho educativo junto à população usuária, valendo-se de mediações político-pedagógicas que contribuam com a formação de sua consciência crítica, tendo em vista a construção de ideias e de práticas contra-hegemônicas, bem como o reconhecimento dos processos de espoliação que vivenciam para que busquem o atendimento de suas necessidades. Nessa direção, aponta-se a contribuição do pensamento de Gramsci e de Paulo Freire para viabilizar o trabalho educativo no Serviço Social sob as bases do projeto ético-político profissional, de modo que seja possível ampliar percepções, sentidos e ações, além de ousar e resistir frente ao colapso instalado na sociedade brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14688
10.17058/barbaroi.v0i0.14688
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14688
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.14688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/14688/8858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Barbarói
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; n. 56 (2020); 01-21
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219565852983296